Você sabe como realizar a ativação de cliente de forma eficiente?

Omar Ajame
Você sabe como realizar a ativação de cliente de forma eficiente?

Investir em preço baixo já não é mais tão atrativo como antigamente. De acordo com a pesquisa Digital Trends 2018, 79% dos entrevistados querem que as empresas se importem mais com suas necessidades do que com a venda de um negócio. A ativação de cliente pode fazer toda a diferença nesse processo.O novo consumidor tem comportamentos diferentes. Ele não aceita mais qualquer proposta e sua tomada de decisão está condicionada ao quanto a experiência com a marca atende as suas expectativas. Se você quer descobrir como uma estratégia de ativação pode impactar seus resultados, acompanhe essa leitura.

O que determina a ativação de cliente?

A ativação de cliente é uma estratégia para alcançar o sucesso inicial do segurado, o que pode levar à realização de novas vendas. Isso é determinado quando o negócio consegue entregar valor e alcançar o resultado esperado na contratação.O sucesso precisa ser medido pelo cliente e não pela corretora. Para um corretor, a conquista pode ser no momento que o segurado fechou contrato, afinal, seu objetivo é converter leads em vendas. Contudo, o cliente tem outra percepção de valor e a ativação precisa ser considerada do ponto de vista dele.Portanto, um cliente é ativado quando o primeiro valor da sua solução é entregue. Ele alcança o primeiro estágio do sucesso, se sente encantado pelo serviço e é estimulado a contratar outros produtos. Ou seja, é fidelizado.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

A principal vantagem de ter um cliente ativado está na fidelização que uma boa estratégia de onboarding proporciona. Quando bem estruturada e focada em causar uma experiência memorável, o segurado percebe que sua corretora oferece o que ele procura. Em consequência, essa ativação traz uma série de vantagens. Confira quais são a seguir.

Redução do CAC

O CAC é uma métrica utilizada para medir o custo de aquisição de clientes, isto é, o quanto sua corretora gasta para fechar um contrato. Quando você tem uma estratégia de ativação de clientes, esse custo tende a diminuir, uma vez que consegue aumentar o ticket médio com os clientes já existentes e diminuir os investimentos com marketing, por exemplo.

Possibilidade de upsell

A técnica de upsell é muito utilizada em empresas em que o faturamento está condicionado a pagamentos regulares, como as corretoras. Ela acontece, por exemplo, quando o corretor oferece a aquisição de outros produtos para aumentar o valor da venda.Um cliente ativado fornece uma grande oportunidade de upsell porque o relacionamento é personalizado. O corretor conhece cada necessidade para oferecer novos produtos e o cliente sente segurança para aumentar as contratações.

Diminuição do churn

O churn rate é uma métrica utilizada para identificar a média de cancelamento dos serviços. Quanto maior a taxa, maiores são os indícios que suas técnicas para fidelizar um cliente precisam de melhorias.Ao investir em estratégias para ativação, esse número tende a diminuir, porque a proposta comercial foi feita de acordo com as expectativas do cliente. Ou seja, ele contrata o que foi combinado e não se sente frustrado.

Como fazer a ativação de cliente na sua corretora?

Implantar estratégias de customer success é o grande pontapé para o processo de ativação. Por meio delas, toda a cultura da corretora de seguros passa a ter o cliente como foco.Além disso, para alcançar o sucesso inicial, o produto precisa corresponder ao que o segurado procura. Por isso, é essencial ajudar o cliente a adquirir o seguro ideal conforme suas necessidades e preferências.Calcular o NPS também é um forte indício para saber se o cliente está satisfeito. Essa é uma métrica para medir o percentual de clientes que recomendariam a corretora logo após a experiência obtida. Além disso, também fornece apontamentos claros sobre as ações que precisam de melhorias.As estratégias de ativação de cliente são necessárias para todo negócio com pagamento recorrente. Quanto menor é o esforço para adquirir um novo segurado, menores são os investimentos necessários. Ao otimizar as estratégias de onboarding, você garante a satisfação do cliente e aumenta o seu ticket médio.Percebe como essa estratégia é essencial para a sua corretora de seguros? Então, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e divulgar a importância dessa técnica? Até a próxima!Se você acredita que este post agregou ainda mais conhecimento para você, siga-nos agora mesmo em nosso perfil no Instagram, LinkedIn e no Facebook, para acompanhar nossas novidades de perto!

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