Como dar feedback para sua equipe: confira nossas dicas

por
Omar Ajame
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Você sabe como dar feedback para sua equipe sem provocar estresse entre os colaboradores? Já levou em conta que, na verdade, essa é uma oportunidade de promover melhorias e aperfeiçoar os procedimentos na empresa?O ideal é que, em vez de crítica, você possa oferecer uma análise construtiva. Isso porque, o feedback deve ser utilizado como uma ferramenta para apresentar soluções para problemas que tenham sido percebidos por você mesmo ou por algum outro colaborador. Neste post, vamos apresentar dicas imprescindíveis para fazer uma abordagem mais eficiente na hora de dar retorno para a sua equipe. Confira!

Prepare-se antes

Qualquer situação ou questionamento que requeira um feedback de sua parte deve ser planejada com antecedência para que você prepare as suas considerações sobre o que precisa ser pontuado. Dessa forma, você chega seguro do que tem para dizer e muito mais próximo de atender às expectativas de quem formulou a questão.

Quebre o gelo

Evite iniciar a conversa diretamente com o tema do feedback. Valorize seu interlocutor e as abordagens que fez sobre o assunto em questão (lembre-se que isso é essencial na gestão de talentos). Quando você quebra o gelo consegue maior receptividade na conversa, além de cada um ficar mais flexível para entender as ponderações ou respostas solicitadas.

Faça distinção entre feedback em equipe e de forma individual

Leve em conta que existe o feedback necessário na gestão de uma equipe, enquanto outros devem ser dados de forma individualizada. Considere abordagens diferenciadas em cada situação, principalmente quando estiverem envolvidos comentários sobre alguma inconformidade apresentada por um colaborador. Assim, você reduz o risco de ferir suscetibilidades.

Como dar feedback para sua equipe: confira nossas dicas

Comece pelos pontos fortes

Essa é uma fórmula universal que funciona e que consiste em abordar inicialmente os acertos, as virtudes e as conquistas, antes de fazer referência a situações de irregularidades observadas. Com isso, você consegue mostrar mais justiça e equilíbrio em suas considerações e, desse modo, ser melhor recebido no feedback oferecido.

Seja totalmente sincero

Procure ser sincero e honesto em suas ponderações sem, no entanto, mostrar-se inconveniente com afirmações desnecessárias, ainda que verdadeiras. Você vai conquistar mais confiança e respeito de sua equipe, tendo em vista que os colaboradores tendem a perceber a honestidade e sinceridade em suas observações.

Esteja disponível para conversar sobre o assunto

Sempre que possível, evite mostrar-se inacessível, pois dessa forma poderá sinalizar desconsideração para com a equipe. Ao contrário, esteja disponível para conversar sobre o assunto em demanda e faça o time ou o colaborador individual saber disso de maneira bem natural.

Como dar feedback para sua equipe: confira nossas dicas

Ofereça melhorias

O principal objetivo de um feedback deve ser a apresentação de melhorias, ou seja, de soluções para as questões que surgem no dia a dia, ainda que sejam necessárias decisões difíceis. Desse modo, procure garantir que esteja sempre levando uma solução, mesmo que não seja definitiva ou se refira a outro tema pertinente ao que está sendo tratado.

Seja claro e explícito em suas considerações

Finalmente, é preciso que a mensagem apresentada ou a resposta não suscite mais dúvidas, sendo totalmente esclarecedora. Com base nisso, as suas afirmações e demonstrações de expectativas devem ser absolutamente objetivas e claras para que a conversa flua e seja eficaz.Como você pôde ver, saber como dar feedback é um dos pilares para uma gestão de equipes mais eficiente. As dicas citadas aqui permitem uma abordagem mais amistosa e efetiva — aspectos fundamentais para se fazer entender entre os colaboradores e contribuir para que alcancem melhores resultados continuamente.Achou esse post interessante? Compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre par aos seus amigos como dar bons feedbacks!