Desenvolva essas 10 características para ser um bom líder na sua Corretora de Seguros!

por
Omar Ajame
10 min

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Reconhecer as características de um bom líder é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas esse aspecto tem algumas particularidades nas Corretoras de Seguros. Em muitos casos, o negócio surge das habilidades comerciais e de relacionamento do fundador, que enfrenta o desafio de liderar uma equipe conforme a empresa cresce.

Outras competências passam, então, a ser necessárias, e não é fácil conseguir manter o propósito do negócio vivo na cultura do time. É para isso que as empresas definem suas missões, mas elas podem ser apenas quadros bonitos pendurados na parede, se a liderança não for exercida com excelência.

O papel principal do líder é o de inspirar as pessoas em torno de um propósito comum.

Confira as principais características de um bom líder que devem estar presentes no cotidiano daqueles que exercem cargos de liderança.

As 10 características principais de um bom líder

1. Confiável

A primeira coisa que você precisa considerar é que não existe um perfil único de líder. Pode parecer contraditório afirmar isso, mas não é.

Para entender melhor essa visão, pense no técnico de vôlei Bernardinho. Além de um reconhecido líder no esporte, ele é um famoso palestrante sobre o tema, economista e empreendedor de sucesso. Num primeiro momento, ele pode parecer um pouco descontrolado em suas reações. No entanto, se analisarmos bem, vamos perceber que ele tem a confiança de sua equipe e, ainda que seja mais enérgico em alguns momentos, consegue desenvolver o melhor de cada jogador.

A confiança é a base da liderança. Quando o time confia na capacidade do líder de ajudá-la a alcançar os seus objetivos e a se desenvolver profissionalmente, ela reage positivamente.

2. Exemplar

“Faça o que digo, não faça o que eu faço!” não é uma frase que serve para um líder. A boa liderança é aquela que influencia pelo exemplo. Assim, o líder é capaz de ajudar seus liderados a encontrar a melhor forma de executar uma tarefa com mais facilidade.

Outro aspecto importante de liderar pelo exemplo é passar a ser percebido pelo time como alguém dedicado e competente. Quando uma equipe admira seu líder, ela responde mais naturalmente às suas solicitações e enxerga nele uma inspiração.

3. Comunicativo

A maneira como o líder se comunica e compartilha feedbacks é uma das principais características de um bom líder e determinante para os resultados. Isso não significa que todas as mensagens devem ser positivas. É preciso saber se comunicar com clareza, respeito e considerando a personalidade dos interlocutores.Muitas vezes, há necessidade de compartilhar feedbacks negativos.

Logo, é importante também aprimorar a habilidade de desenvolver críticas construtivas. Uma dica: evite análises focadas nas pessoas. O líder deve tanto analisar comportamentos quanto mensurar e demonstrar seus efeitos por meio de indicadores. Além disso, ele precisa compartilhar essas informações enquanto orienta as mudanças. Entretanto, a comunicação também diz respeito a ouvir, não apenas falar. Ou seja, um bom líder escuta o que sua equipe tem a dizer, sejam elogios, sejam críticas, e busca alternativas para solucionar as questões apontadas.

4. Empático

Para um bom líder, os colaboradores são como clientes internos. Assim, ele é capaz de enxergar as situações a partir dos olhos dessas pessoas e entendê-las.O ponto-chave não é atender a todas as vontades dos liderados, mas equilibrar os objetivos da corretora e os anseios dos colaboradores, de forma a atrair e a manter os melhores talentos. Quando o gestor é empático, ele aumenta a motivação da equipe, elevando também a produtividade geral da corretora.

5. Inspirador

Um bom líder inspira as pessoas a desenvolver o melhor de si. Ele as desafia e colabora para que alcancem ao máximo seu potencial. A verdadeira inspiração está em desafiar os liderados a se tornar pessoas e profissionais melhores, não simplesmente em fechar mais contratos. Por mais que essas duas coisas estejam relacionadas, elas funcionam de modo completamente diferente.

Por exemplo, as pessoas costumam se mover com mais entusiasmo para realizar um sonho do que para bater a meta do mês, pois ela é um meio, não um fim. Um dos trabalhos do líder é ajudar seus liderados a encontrar os objetivos que mais os motivam.

6. Unificador

Incentivar o trabalho em equipe é um aspecto fundamental para quem está na liderança. Manter os colaboradores unidos fará toda diferença, já que os resultados tendem a melhorar bastante com o trabalho em equipe.Os processos são mais ágeis quando todos estão em sincronia para alcançar o mesmo objetivo. No entanto, é o líder quem direciona e distribui as demandas, de maneira que os trabalhos se complementem. Trabalhar em conjunto é um fator que renderá excelentes retornos, mas sempre mantendo um ambiente agradável e com controle de equipe.

7. Competente

Saber o que está fazendo e por que tomar tais medidas também são pontos importantes para um líder. Aprofundar as competências que já tem e desenvolvê-las é um dos caminhos rumo ao sucesso. Portanto, conhecer suas capacidades e aperfeiçoá-las é a maneira ideal para inspirar que todo o time faça o mesmo.

Com a qualificação e as experiências profissionais necessárias, a liderança entende suas tarefas e tem a competência de colocar em prática tudo o que precisa para atingir as metas da empresa. Ainda assim, sabe quais são os seus pontos fracos e o que ainda tem que melhorar para entregar melhores resultados.

8. Resiliente

Essa palavra tem um significado expressivo e traz uma ideia essencial. Resiliência significa a capacidade de continuar em frente e não sucumbir diante dos obstáculos. Não desistir do que está sendo feito é outra característica fundamental de um bom líder. Apesar de erros, falhas e problemas que podem surgir, a liderança busca meios de contornar e resolver tais questões, mas não desiste.

Em um cenário econômico inconstante e que muda com certa frequência, a resiliência é muito importante diante dos desafios. Ela faz parte do trabalho de adaptação, extraindo o melhor de seus colaboradores.

9. Proativo

Retomando o exemplo do técnico Bernardinho, é possível perceber que ele é uma pessoa de iniciativa, que não vê problema em mudar a estratégia ou trabalhar ideias e propor a sua implementação. Assim, ao surgirem contratempos, ele trabalha para contorná-los o quanto antes, de modo que leve adiante seu planejamento, mesmo com adaptações feitas em meio ao jogo.

A sua liderança de iniciativa sempre rendeu muitos títulos para o vôlei brasileiro, o que demonstra a importância de não parar ou esperar que algo diferente ocorra: ele vai lá e faz, toma uma iniciativa. Essa atitude também tem outro aspecto positivo: ela é muito inspiradora para toda a equipe.

10. Analítico

Líderes com perfil analítico costumam apresentar algumas características que os diferenciam de indivíduos com outros perfis e que ao mesmo tempo possibilitam que realizem seu trabalho de maneira mais detalhada e assertiva. Também costumam realizar pesquisas frequentes, que tem a finalidade de obter informações relevantes para a resolução do problema ou encontrar novas formas de fazer uma tarefa.

O líder na Corretora de Seguros pode contar com o TEx Mercado, ferramenta de análise de dados, na qual é possível extrair as principais estatísticas do mercado. Com o TEx Mercado, o Corretor também consegue analisar a competitividade com concorrentes, caso já utilize o TELEPORT.

Como desenvolver essas características de um bom líder

É comum ouvirmos histórias de lideranças que se colocam em um patamar acima do de sua equipe e utilizam da sua posição para mostrar superioridade, mas isso pode trazer consequências graves.

A melhor maneira de ser um líder respeitado é entregar resultados e reconhecer os esforços de todos da equipe. Afinal, ninguém conseguiria atingir todas as metas e os objetivos sozinho ou sem cometer erros durante os processos.

Para desenvolver as características de um bom líder, é preciso dedicação, paciência e, principalmente, disposição para aprender. Um líder não nasce da noite para o dia, mas se desenvolve. Ao conhecer as características de um bom líder, fica mais claro que desempenhar seu papel com excelência passa por ser capaz de se autoavaliar e se desenvolver continuamente.

Ajudar a equipe a vender mais e melhor é uma das principais atribuições de um líder em uma corretora de seguros.

Para saber mais sobre esse assunto, confira também as nossas dicas para vender mais e com mais qualidade!