7 vantagens da automação de processos para corretoras de seguros

por
Omar Ajame
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Aumentar a sua competitividade é um dos fatores determinantes para alcançar destaque no mercado de seguros. A automação de processos, neste caso, pode ser um dos recursos utilizados para as corretoras de seguros que desejam desenvolver e otimizar os seus processos. Nesse sentido, a gestão da corretora deve funcionar de modo ágil e organizado, de modo a beneficiar as atividades do dia a dia. A incorporação de métodos que facilitem os processos, como a automatização, torna as ações menos burocráticas, mais seguras e mais ágeis. Confira as vantagens de adotar a automação de processos em sua corretora e veja como pode fazer diferença para o desenvolvimento da gestão!

O que é a automação de processos

O software de automação de processos organiza documentos, dados cadastrais e todas as comunicações relacionadas às atividades desenvolvidas pela corretora. O sistema é responsável por armazenar e estruturar o banco de dados da corretora, auxiliando diretamente na administração de apólices, propostas, cotações e demais ações feitas pelos profissionais. Os procedimentos são realizados com máxima eficiência, podendo trabalhar também com a digitalização de conteúdos em papel produzidos antes da implementação do software. Além disso, sistema garante a segurança dos dados e a ordenação de toda a informação, contribuindo para uma administração rápida e fácil dos procedimentos.

Como funciona a automação de processos

Para a implementação do software, deve ser realizada uma análise de tecnologia da informação, de modo que o sistema contemple todas as demandas da corretora. O software é adequado ao armazenamento de todos os dados, desde o cadastro de um cliente, até vendas e controle financeiro. Processos antes manuais e feitos em papel são realizados todos por meio digital. Todo arquivo fica disponível para consulta, podendo ser programado para acesso restrito somente aos envolvidos. O sistema identifica todo o conteúdo gerado na relação com determinado cliente, fazendo assim a associação dos dados. Confira, portanto, as vantagens da automação de processos para corretora de seguros:

1. Armazenamento de grande volume de dados

Antigamente os documentos e informações de corretoras de seguros eram guardados em arquivos em papel, gerando desta forma uma demanda de um espaço físico amplo e equipado. Com a incorporação das ferramentas digitais, um grande volume de dados pode ser armazenado sem a necessidade de utilizar espaços físicos. Com consequência indireta, a corretora de seguros pode trabalhar na aquisição de novos clientes sem ter que necessariamente se preocupar em como organizar todo o conteúdo gerado pelas novas vendas. As informações são estruturadas automaticamente, facilitando a localização e a criação do histórico da corretora de seguros.

2. Diminuição de riscos, falhas e erros nos processos

A automação, quando bem implementada, é a garantia de que os dados serão armazenados do modo correto, diminuindo assim o risco de ataques virtuais, perda de dados ou outras falhas ocasionadas pela vulnerabilidade de sistemas. Além da segurança na rede, o software oferece uma forma mais dinâmica na realização das atividades. Assim sendo, os profissionais podem têm em mãos uma ferramenta que direciona especificamente todos os dados, evitando que sejam armazenados em diretórios aleatórios ou feitos de forma errada.

3. Economia de recursos para a corretora de seguros

A facilitação e otimização de processos dentro de uma corretora deve ser vista sempre como um investimento. O investimento para implementar o software é facilmente revertido com a economia gerada pela praticidade trazida pelo sistema. Em primeiro lugar, o espaço físico necessário para armazenamento é muito reduzido, podendo assim deixar que a corretora incorpore outras atividades ou funcionários em seu escritório. A agilidade e objetividade das atividades faz com que os profissionais tenham mais produtividade, melhorando a relação entre carga horária e processos desempenhados.

4. Atividades ganham mobilidade e flexibilidade

Além de valores viáveis para a corretora, outro atrativo dos softwares de gestão é a possibilidade de seu acesso se dar pelos funcionários de qualquer lugar com acesso à internet. Se um corretor está trabalhando em campo, por exemplo, em meio a uma visita com um cliente pode acessar a rede e verificar dados e documentos. O acesso remoto também permite que os processos sejam controlados com maior eficiência, podendo ser revisados externamente quando for necessário.Assim, os corretores mesmo fora da empresa, podem acompanhar seus contratos, melhorando assim as formas de atendimento.

5. Melhorias na governança

A tecnologia da informação pode transformar beneficamente todos os processos cotidianos. Mas seu impacto vai muito além da cultura dos dados, implementando também um novo modelo de gestão pra a administração da corretora. A automatização ajuda a estabelecer todas as normas exigidas, estando de acordo com as legislações e códigos vigentes. Além disso, o histórico gerado pelo software também pode ser de grande valia, tanto para consulta de antigos processos como para auditorias realizadas futuramente.

6. Fator de competitividade

O sistema de gestão para corretoras de seguros é também um fator que pode agregar qualidade, elevando o valor dos serviços oferecidos pela corretora. O software é uma maneira de passar credibilidade aos clientes e proporcionar um atendimento diferenciado da concorrência. Como todo serviço passa, de alguma forma, pela informação, quanto mais qualificada ela for, maior será a recepção positiva dos serviços realizados. A relevância de um sistema de gestão é um ponto fundamental para a corretora que quer ganhar destaque.

7. Software de gestão com automação de processos

O TELEPORT é um software desenvolvido especificamente para as corretoras de seguros, reunindo diversas funcionalidades em uma só ferramenta. O sistema permite a importação de propostas, cálculos, agendamentos, previsões de comissões, repasses a pagar e diversas outras funcionalidades que otimizam a rotina dos corretores de seguros. Sendo um software de gestão completo, permite que todas as tarefas sejam estruturadas utilizando a tecnologia para melhorar o atendimento, o armazenamento de dados e o relacionamento com os clientes. A eficiência gerada pelo TELEPORT garante a aceleração da corretora sobre bases mais sólidas e integradas com processos modernos e eficientes.

Conclusão

A automação de processos representa um passo importante para a sua corretora de seguros, rumo a um novo patamar. Com benefícios amplos tanto para os corretores como para a gestão, a tecnologia soluciona os processos de forma ágil, prática e objetiva, acompanhando a tendência mundial da área. Otimizando a produtividade dos produtores, o software traz soluções em tecnologia que contribuem para uma gestão e um atendimento mais humanizado, cuidadoso e com potencial de sucesso. Quer saber como automatizar processos na sua corretora de seguros e aumentar sua produtividade? Entre agora em contato conosco!