SPAM: O que é e como evitá-lo na estratégia de e-mail marketing?

por
Omar Ajame
4 min

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Com a presença da internet, muitas tarefas têm se tornado mais práticas e eficientes, o que economiza o tempo e a energia de todos os empreendedores. Uma prática que surgiu no começo da década e ainda carrega bastante peso, por exemplo, é o e-mail marketing. Porém, para que ele tenha o efeito desejado, você precisa saber como evitar o SPAM.

Para esclarecer, SPAM é o nome dado às mensagens não solicitadas que chegam em sua caixa de entrada e, geralmente, precisam ser removidas. Naturalmente, você não quer que suas mensagens de divulgação caiam nessa categoria.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre o impacto negativo dessas mensagens em seu negócio e mostrar como evitar o SPAM em suas estratégias. Boa leitura!

Como o SPAM prejudica seu negócio?

Se você já recebeu um grande número de mensagens que não solicitou, então, deve saber bem qual é a reação mais comum nesses momentos: ignorar ou deletar a mensagem sem ler. Esse é o tipo de comportamento que você pode esperar de seus leads sempre que eles receberem um SPAM seu.

Além disso, se esse caso ocorrer frequentemente, seu nome pode ser associado com o SPAM, o que impede seu sucesso em campanhas futuras com o mesmo lead e prejudica o crescimento de sua Corretora.

Como evitar o SPAM?

Uma vez identificado, não é difícil adaptar sua estratégia para não conter esse tipo de mensagem. Veja algumas dicas simples que vão ajudar.

Faça envios apenas para quem se inscreveu na lista de e-mails

Quando você começa uma campanha de e-mail marketing, é criada uma lista de endereços para os quais você vai disparar suas mensagens. Porém, é importante ter em mente que uma lista mais extensa não é necessariamente o ideal.

Em geral, ter menos leads de maior potencial é melhor do que disparar mais mensagens não solicitadas. Por isso, você deve curar bem seus contatos e apenas enviar mensagens para aqueles que se inscreveram em sua lista.

Use um assunto e um texto bem estruturados

Um dos itens que pode marcar uma mensagem como SPAM antes de ser enviada é o assunto e o corpo do texto. E-mails sem assunto ou que venham apenas com um arquivo quase sempre são marcados como perigosos e imediatamente deletados.

Primeiro, tenha um assunto claro em cada mensagem, para evitar o primeiro marcador. Segundo, sempre inclua algum texto ou imagem a mais no corpo do e-mail, evitando arquivos confusos e pesados.

Use ferramentas adequadas de disparo

Uma forma de evitar o SPAM é usar programas de envio em massa que sejam reconhecidos. Dessa forma, você evita que suas mensagens sejam marcadas imediatamente, além de ter uma estratégia mais consistente para suas campanhas.

Saber como evitar o SPAM em suas campanhas de marketing certamente ajudará você a otimizar sua estratégia de relacionamento com o cliente. Com o tempo, essas técnicas vão potencializar bastante suas conversões por e-mail.

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