Relatório de vendas em corretoras de seguros: qual a importância e como desenvolvê-lo?

por
Omar Ajame
7 min

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Para uma corretora de seguros, o relatório de vendas é uma maneira inteligente de aperfeiçoar as técnicas de seus corretores e obter as informações corretas para que os resultados sejam alcançados.Com o mercado cada vez mais concorrido e nivelado, adotar estratégias internas passa a ser crucial para que as melhores empresas se destaquem.Ou seja, se você consegue identificar as fraquezas e fortalecer as virtudes da equipe, a tendência é que os seus colaboradores passem a ser referência no segmento.Para te ajudar, neste artigo, explicaremos a importância do relatório de vendas, além de mostrar as principais informações que devem conter nesse tipo de documento. Acompanhe e confira!

Qual a importância da criação do relatório de vendas?

Toda empresa, independentemente do nicho, tem como objetivo aumentar o capital para expandir os negócios.Nesse sentido, o setor de vendas é um dos grandes protagonistas, pois tem entre suas funções vitais justamente a geração de lucros.Se a equipe de corretores tiver sucesso em suas atividades, a concretização do objetivo geral fica cada vez mais perto.É exatamente para simplificar a jornada e tornar o trabalho do setor mais efetivo que os relatórios de vendas são importantes.Por meio deles, os gestores conseguem identificar e corrigir os pontos fracos e aprimorar os pontos fortes.Em uma corretora de seguros, os reports são ainda mais interessantes, pois são úteis para diferentes setores.Por exemplo, a equipe de renovação utiliza para entender o desempenho e a retenção de clientes em um determinado período.Já a equipe responsável pela prospecção de novos clientes consegue fazer uma comparação e analisar qual perfil de cliente contratou mais no último mês e focar as ações nesse público, por exemplo.

Quais as principais informações que devem constar em um relatório de vendas?

Agora que você já entendeu a importância de desenvolver um relatório de vendas na sua corretora de seguros, confira algumas informações que são imprescindíveis no documento.

Número de vendas totais

Nessa parte do documento, o produtor deve apresentar o número de contratos fechados, e detalhar entre clientes novos e renovações.É importante trazer os dados do mesmo período anterior, por exemplo, se for um relatório mensal, apresentar também os fechamentos do mês anterior.Isso possibilita que seja feito um comparativo eficaz, para analisar se houve crescimento ou queda na captação de novos clientes.

Taxas de conversão

Aqui, é interessante apresentar um comparativo leads x conversão.Leads são pessoas que possuem interesse no serviço da empresa.Ou seja, são pessoas que demonstraram interesse e interagiram com a sua corretora, mas ainda não são clientes.Já as conversões, são as vendas de fato.Fazer o cálculo dessa taxa ajuda a corretora a entender se os esforços da equipe comercial estão gerando resultados e a analisar métricas comercias fundamentais, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).Na apresentação do relatório, o profissional deve também citar suas estratégias para a captação de leads e detalhar seus números das taxas de conversão.Com essas informações, a empresa pode replicar as boas ideias para outros colaboradores, a fim de melhorar o desempenho de todos.

Número de contatos pendentes

Essa parte do documento apresenta detalhes sobre os leads que foram contatados, mas não deram uma resposta concreta (nem positiva e nem negativa).O trabalho, nessa etapa, deve se concentrar em desenvolver estratégias para efetivar o maior número possível de pendências.Um ponto importante a ser destacado é mensurar a quantidade de propostas enviadas, emitidas e recusadas.Afinal, com todos esses dados devidamente listados, é mais fácil compreender a situação do seu negócio e elaborar estratégias realmente eficientes.

Como otimizar a geração de relatórios?

Dado a sua relevância para as corretoras de seguros, o relatório de vendas deve ser desenvolvido com cuidado e atenção.Afinal, todos os detalhes são importantes e podem ser utilizados em novas estratégias e planejamentos.Hoje, as corretoras que contam com softwares de gestão integrados a uma ferramenta de multicálculo estão se sobressaindo no mercado.Isso porque o equipamento consegue reduzir o tempo de produção ao mesmo tempo em que apresenta dados mais assertivos e em tempo real.Entre as principais vantagens de um software de gestão que permite a geração de relatórios estão:

  • minimização de falha humana;
  • visualização dos resultados em tempo real;
  • apresentação mais detalhada e interativa (dashboards);
  • diminuição de custos (com maiores acertos e extinção de retrabalhos).

Enfim, o relatório de vendas é, sem dúvida, uma das maneiras mais eficazes para melhorar a performance da sua equipe.Com as informações corretas e inteligência operacional, o gestor pode extrair o melhor de cada corretor e aumentar, consideravelmente, os lucros da empresa.Analise as informações apresentadas e comece a impulsionar as vendas da sua corretora!Gostou deste artigo? Então, aproveite e confira também as nossas dicas sobre como vender seguros!