Por que usar um software desenvolvido para corretora de seguros?

por
Omar Ajame
9 min

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As justificativas para utilização de um software para corretora de seguros são as mesmas relativas a qualquer sistema especializado: maior retorno sobre o investimento, mais controle, maior satisfação do cliente, melhora do desempenho comercial e operacional, e mais produtividade. Resumindo, um sistema especializado melhora a lucratividade e as vendas, ao mesmo tempo. No caso de uma corretora, esses benefícios estão centrados no suporte à área comercial — principalmente no que se refere ao controle das propostas, automatização de procedimentos e integração com seguradoras. Mas, para que você tenha uma ideia mais precisa desses ganhos, é preciso entender os principais motivos para que eles ocorram. Então, vamos lá? Continue lendo e confira!

A lógica por trás dos sistemas especializados

Imagine uma empresa de software que atenda segmentos variados. Não importa se o negócio é uma padaria, uma indústria, uma empresa de serviços ou uma montadora. Nesse caso, por exemplo, o gestor do montadora administra um processo diferente ao da padaria. Ao mesmo tempo em que o fornecedor do sistema da montadora está tentando resolver problemas deste negócio, o dono da padaria precisa de uma integração do caixa com a balança que pesa o pão. Já o da empresa de serviços espera uma melhora no controle das contas bancárias.

Conflitos em sistemas generallistas

Mesmo que o fornecedor do sistema tenha uma grande capacidade de desenvolvimento e uma equipe suficientemente grande para fazer tudo ao mesmo tempo, ela ainda tem um grande problema. Na prática, cada cliente possui um software diferente, já que são negócios diferentes. Qualquer técnico sabe que é bastante difícil administrar isso na hora de fazer uma atualização de versão, por exemplo. Por mais organizado que seja o fornecedor, as chances de ocorrerem problemas no sistema são maiores. Por isso, essas empresas de software generalistas evitam desenvolver algumas funcionalidades e fazer determinados ajustes, pois essa é a forma com que elas podem evitar conflitos estruturais que favoreçam erros.

Retorno sobre investimento

O impacto mais significativo ao escolher uma empresa de software especializada é que ela tomou uma decisão prévia: atender necessidades particulares e se especializar no segmento. Quando você liga para tirar alguma dúvida, não precisa explicar para o técnico o que é uma apólice ou um sinistro, por exemplo. Como atende várias empresas como a sua, ele conhece o seu negócio e absorveu uma vasta experiência sobre como as corretoras de seguro administram a sua rotina. Além disso, um dos momentos mais críticos da utilização de um software é a sua implantação. Se a equipe do fornecedor conhece a sua rotina, não vai sugerir processos absurdos. Muito pelo contrário — ele tende a sugerir os modelos que percebem que estão funcionando melhor. Assim, como impacto geral, você obtém uma melhora da gestão, mais agilidade nos processos e aumento da produtividade. Com uma operação mais redonda, pode se concentrar em ações que aumentam as vendas e conseguir melhores resultados. Por isso, o retorno que consegue com o investimento é absurdamente maior. Vejamos, agora, algumas das funcionalidades que você pode dispor em razão dessa especialização, e os ganhos que pode obter com elas.

Funcionalidades e benefícios de um software para corretora de seguros

Como observamos no decorrer do texto, em razão de soluções específicas serem elaboradas com base na operação das corretoras, elas diminuem custos — inclusive o de aquisição de clientes — e aumentam a produtividade.Neste tópico, você vai poder perceber os benefícios dos pontos de vista operacional e estratégico.

Centralização da informação

Como o sistema foi elaborado para o segmento, todas as informações-chave do negócio ficam armazenadas em um só local. Isso elimina a necessidade de utilizar várias planilhas e outros controles paralelos. O recurso ainda facilita a automatização de processos, elimina erros e divergências entre os dados e permite a apresentação de relatórios muito mais sintéticos e completos.

Dashboard

Um dashboard, ou painel de controle, consiste na apresentação visual das informações-chave do seu negócio. Com ele, em uma única tela você tem acesso às informações de que precisa para tomar decisões seguras e melhorar os seus resultados. Basicamente, o dashboard pode ser comparado ao painel de um avião, que fornece todas as informações sobre altitude, disponibilidade de combustível e outros detalhes essenciais para trilhar o melhor caminho com segurança. E isso só é possível graças à centralização dos dados que mencionamos no tópico anterior.

Controle de comissões

Essa funcionalidade permite acompanhar comissões a receber e a pagar, a baixa automática de pagamentos, vários níveis de remuneração e regras avançadas de políticas de comissionamento, alimentando automaticamente seu setor financeiro. Assim, todo o tempo que seria gasto para calcular comissões pode ser usado para gerar mais negócios, o que torna a sua gestão bem mais precisa.

CRM

O controle de relacionamento com os seus clientes também fica muito mais fácil e efetivo com um CRM elaborado para atender as necessidades de uma corretora. Em um único ambiente, você registra e controla cada detalhe das interações comerciais. O sistema permite, por exemplo, a geração automática de cotações, propostas, confirmação de contratação e monitoramento apurado dos sinistros. Além disso, garante uma ação muito mais apurada de inteligência de mercado.

Agilidade

Imagine o seu cliente sendo avisado imediatamente a cada atualização no atendimento de sinistros; as pesquisas de milhares de clientes e apólices em um segundo; os documentos armazenados eletronicamente sem a necessidade de papel, e todo o controle de renovações efetuadas em um mesmo sistema. Toda a agilidade e a confiabilidade da sua operação ficam muito maiores, não? Mas o maior ganho ainda é o obtido com o uso mais racional do tempo que você recupera com essa melhora da produtividade. Um sistema especializado faz com que os colaboradores — e, principalmente a direção — possam se concentrar mais nas ações estratégicas, e menos nas operacionais. Com isso, no lugar de perder tempo pesquisando cotações em diversos sites, por exemplo, o responsável pode analisar as mesmas informações coletadas automaticamente pelo sistema, se dedicando mais a orientar o cliente. Em outras palavras, enquanto o sistema está rodando para resolver os seus problemas, a equipe pode dedicar o tempo que gastaria para solucioná-los em resolver, de fato, os problemas dos seus clientes.

Conclusão: Por que você deve usar um software desenvolvido para corretora de seguros?

Em razão de tudo isso, quando mensuramos o retorno de um software para corretora de seguros o investimento é facilmente justificado, e o resultado sempre supera os cálculos mais objetivos. Ou seja, você pode medir o que economizará em termos de custos de horas trabalhadas em função do aumento de produtividade, que já é bastante significativo.Contudo, o retorno que você obtém com o uso desse tempo adicional é exponencialmente maior! Enfim, gostou deste artigo? Agora que terminamos, que tal garantir o recebimento de mais conteúdos relevantes e de qualidade, voltados para o seu negócio? Assine nossa newsletter para recebê-los em primeira mão!