Passo a passo: aprenda a fazer um planejamento estratégico de marketing

Omar Ajame
Passo a passo: aprenda a fazer um planejamento estratégico de marketing

A sua Corretora de Seguros tem um planejamento estratégico de marketing? Vocês sabem a maneira correta de atingir o público-alvo? Se a resposta for não, talvez esteja na hora de rever certos conceitos. Um bom planejamento de marketing serve como guia para que uma empresa tome ações práticas para atingir objetivos específicos, como a aquisição de novos clientes ou reposicionamento de mercado.

Mais que uma burocracia, o planejamento de marketing deve documentar dados a respeito do público, do mercado, dos concorrentes, dos métodos de publicidade, das plataformas digitais etc. Uma boa estratégia de marketing contribui com a redução de custos, pois as campanhas passam a atingir o público-alvo, reduzindo o custo de aquisição de clientes.

Neste post, vamos apresentar um passo a passo para que a sua corretora de seguros comece a traçar um bom planejamento estratégico de marketing hoje mesmo. Confira!

Como fazer um planejamento estratégico de marketing em sua Corretora?

Veja como é possível, com mudanças sutis, começar a execução de um planejamento estratégico sólido em sua empresa, mapeando os clientes, a concorrência e utilizando as plataformas certas. Acompanhe!

Defina sua persona

O primeiro passo para criar um planejamento estratégico e marketing é saber com quem você se comunicará — descobrir de fato quem é o seu público. Com essa informação em mãos, ficará mais fácil definir quais são as estratégias que trarão mais retorno para o negócio, atingindo as pessoas certas no tempo certo e utilizando os veículos corretos.

Mais do que mapear um público-alvo, as novas estratégias de marketing devem ser feitas com base em uma persona, que pode ser representada por um personagem fictício que tem as características de seu cliente ideal — que pode ser mais de um perfil.

Passo a passo: aprenda a fazer um planejamento estratégico de marketing

Para criar um perfil fictício que representa o seu cliente ideal, ou seja, uma ou mais personas, você deverá fazer uma pesquisa, que respondam algumas perguntas. Veja alguns exemplos.

  • Qual é a faixa etária de seus clientes?
  • Qual a sua jornada de compra?
  • Quais são os desafios que ele enfrenta em seu dia a dia, no âmbito pessoal e profissional?
  • Quais os meios de comunicação que ele mais acessa? (principalmente quando busca por soluções para os seus problemas)
  • Qual é o grau de escolaridade desse cliente?
  • Quais são os objetivos e metas no cargo da empresa em que trabalha?
  • entre outras.

Essa pesquisa pode ser feita de forma presencial ou por meio de formulários digitais, promovidos via blog, redes sociais ou e-mail autorizado — para isso, você poderá utilizar plataformas como Google Form e Typeform, por exemplo.

Escolha os canais corretos em seu planejamento estratégico de marketing

Depois de definir as personas é hora de escolher os canais que serão utilizados para a veiculação das campanhas de marketing. Na pesquisa sobre as personas você já deverá ter mapeado os canais que esse público mais acessa, mas é importante ficar atento para o tipo de linguagem utilizada em cada mídia — não é uma boa estratégia criar apenas um conteúdo, de forma padronizada, e panfleta-los em todas as redes, saturando o cliente.

Por exemplo, enquanto o YouTube permite a criação de um conteúdo mais robusto em formato de vídeo, o Instagram requer mais velocidade e objetividade na mensagem em formato de imagem — o Instagram também permite a postagem de vídeos longos, mas não é a principal plataforma para isso.Para trabalhar o marketing digital, você pode usar os seguintes canais:

Entre os benefícios de utilizar o marketing digital estão:

  • o custo, bem mais baixo do que as mídias tradicionais;
  • a comunicação direta e bilateral, ou seja, não há intermediários entre a empresa e os clientes, ou leads;
  • facilidade de mensurar os dados — esse talvez seja o grande diferencial estratégico, a possibilidade de avaliar as mais variadas métricas e indicadores.

Defina metas e objetivos

Depois de definir a persona e os canais nos quais serão publicados os conteúdos, é hora de definir os objetivos, para que sejam estipulado os prazos e as metas pretendidas com esse planejamento.

É muito importante saber de onde estamos partindo e onde queremos chegar, pois, assim, podemos pavimentar o caminho — porque, para quem não sabe onde chegar, qualquer caminho serve, ou seja, é fácil se perder e não chegar a lugar nenhum.

Passo a passo: aprenda a fazer um planejamento estratégico de marketing

O que a sua corretora deseja alcançar e qual é o período ideal para atingir esse objetivo? Vocês estão em busca de mais oportunidades de vendas? Quer aumentar o tráfego do site, blog ou redes sociais? Quer atrair mais leads qualificados para aumentar as vendas? Ao definir o objetivo você deverá estipular prazos e quantidade esperadas para que essas metas sejam alcançadas. é importante que esses valores sejam palpáveis e realistas.

Analise o ambiente interno

Outro ponto importante da elaboração do planejamento de marketing é a avaliação interna da Corretora. Durante esse processo é importante que a equipe de marketing abandone conceitos predefinidos e tente olhar o negócio com uma visão de fora para dentro, como se fosse um cliente. Essa análise deverá levar em conta algumas questões importantes, como:

  • conjuntura organizacional — avaliando investimentos, formação do quadro de funcionários, contratação de fornecedores, parceiros, entre outros;
  • preços, remunerações e processo de bonificação do time, entre outros aspectos importantes;
  • serviços e produtos oferecidos ao mercado;
  • processo de vendas praticado atualmente;
  • valores que a empresa transmite;
  • relação com o meio ambiente;
  • organograma da empresa etc.

Uma campanha de marketing deve refletir os valores e identidade da empresa, por isso, é tão importante ter essa avaliação, até para corrigir eventuais desvios de percurso e mandar uma mensagem fidedigna aos clientes.

Faça avaliações externas

Além das avaliações internas é importante também fazer uma sólida pesquisa de mercado, identificando valores externos, sobre a percepção que os seus produtos passam para público, conhecimento dos concorrentes e seus diferenciais — os canais que eles utilizam, a forma como se comunicam nas campanhas e as estratégias de conteúdo.

Como é possível acompanhar os resultados do seu planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing não termina na entrega do conteúdo certo para o público certo, é importante mensurar os resultados. Somente assim o gestor poderá avaliar o retorno das campanhas e saber se o resultado esperado está dentro das metas estipuladas.

Para isso, é preciso contar com um bom sistema de gestão, automatizar os processos da Corretora e centralizar os dados. É importante também contar com um CRM, para organizar os dados dos clientes e de uma boa ferramenta analítica para emitir relatórios e gráficos que permitirão a retirada de bons insights para as tomadas de decisão.

Ao mensurar os resultados, o gestor poderá criar planos de ação para corrigir possíveis erros e utilizá-los no processo de aprendizado para as próximas campanhas. Ou seja, além de amplificar o que está dando certo, você utilizará as eventuais falhas como processo de aprimoramento, o que tornará as suas campanhas cada vez mais certeiras.

Como vimos, o planejamento estratégico de marketing deve ser uma prioridade para as empresas que querem ganhar um diferencial de mercado para atingir o público certo. Para isso, é de suma importância contar com um sistema de gestão completo para Corretora de Seguros, como o TELEPORT Enterprise, que é uma solução desenhada para atender às suas necessidades, com gestão completa, CRM, fácil integração e capacidade analítica.

Gostou do post? Quer saber como otimizar o seu planejamento de marketing da sua corretora utilizando o melhor sistema de gestão do mercado? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

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