Veja os 4 erros mais comuns que contribuem para perda de clientes

por
Omar Ajame
4 min

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A perda de clientes é algo prejudicial para os negócios e pode ocorrer por diversos fatores. No atendimento on-line, a probabilidade de ver a taxa de clientes diminuir é ainda maior. Isso porque o acesso a outras empresas que prestam serviços similares também é facilitado.A taxa de clientes é de extrema importância em qualquer negócio e, para mantê-la baixa, são necessárias medidas diversas. O relacionamento com os clientes, on-line ou não, exige cuidados para que eles estejam sempre satisfeitos. Assim, essa satisfação leva os interessados a se fidelizarem à empresa.No entanto, para manter sua carteira de clientes mais ampla e evitar perdas, confira quais são os 4 erros mais cometidos que prejudicam a fidelização.

1. Tratamento inadequado com os clientes

Quando se trata de atendimento aos clientes, não deve haver diferenciação entre eles. Todos devem ser tratados com a mesma cordialidade, mesmo que a pessoa não esteja retribuindo da mesma maneira.Clientes frustrados tendem a ser mais difíceis de lidar. Portanto, oferecer os melhores serviços em conjunto com o melhor atendimento é o jeito mais prático de satisfazê-los e fidelizá-los, evitando problemas.

2. Falta de proatividade na solução de problemas

Na internet, tudo acontece com alta velocidade, e solucionar os problemas também entra nessa regra. Quando os clientes procuram o atendimento de uma empresa, provavelmente estão com alguma dúvida ou precisam resolver uma questão.Nesse caso, ter proatividade para encontrar meios rápidos conta muitos pontos. É mais interessante que os erros não aconteçam. No entanto, se algo ocorrer, busque por soluções rápidas e jamais deixe a clientela aguardando a resolução por muito tempo.

3. Ausência de feedbacks

Não dar feedbacks ou explicar todos os detalhes dos serviços é um erro que pode atrapalhar muito a relação com os clientes. Por isso, contar todas as etapas é fundamental quando se trata de seguros. O cliente precisa conhecer o que ele está contratando, como funcionam os processos e tudo mais que envolve as apólices que serão negociadas.Um atendimento personalizado, com respostas adequadas para cada cliente, também é essencial. Nesse sentido, entregar feedbacks que sejam claros e sanem as dúvidas levantadas faz parte de um bom atendimento on-line. Entregar respostas mais próximas e aprofundadas auxilia a manter um bom relacionamento e os clientes passam a confiar mais no empreendimento.

4. Desinteresse em conhecer seu cliente

Nada pode ser pior do que não conhecer seus clientes. Já imaginou se alguém oferece um seguro auto para você sem que tenha um automóvel? São detalhes como esse que podem arruinar as chances de aumentar sua taxa de clientes.Portanto, é preciso se aprofundar e conhecer quem é seu cliente, quais são suas necessidades e as preferências que tem. Quando se trata de seguros, a personalização sempre deve ser levada em conta.Para evitar a perda de clientes e ainda deixá-los sempre satisfeitos, prestar um excelente atendimento é fundamental. Além disso, essa é uma ferramenta que pode se transformar em um meio de marketing que renderá a fidelização e aumentará sua taxa de clientes.