4 soluções indispensáveis para otimização de processos em corretoras de seguros

Omar Ajame
4 soluções indispensáveis para otimização de processos em corretoras de seguros

Corretoras de seguros lidam o tempo todo com múltiplas tarefas, que exigem grande capacidade de se organizar.O controle de processo empresariais é muito importante, assim como a otimização de processos junto às medidas de caráter gerencial.Nesse sentido, é comum que o aperfeiçoamento dos processos dependa da tecnologia e de softwares desenvolvidos com essa finalidade.Sem ferramentas que permitam efetivar o controle dos processos, todos os esforços são em vão.Quando não são bem ajustados ou não utilizam a tecnologia, os processos são demorados, dispendiosos e causam perda na produtividade.Se não é isso que você quer em sua corretora, acompanhe a leitura até o fim.Temos quatro sugestões de ferramentas que podem fazer toda a diferença para o seu negócio!

1. Método PDCA

O método PDCA (Plan, Do, Check, Act) tem origem nos anos 50, nos Estados Unidos, e foi desenvolvido pelo célebre professor William Deming.O significado da sigla é Planejar, Executar, Analisar e Corrigir, ou seja, consiste em um mecanismo de permanente implementação de soluções e seu contínuo aperfeiçoamento.Em corretoras, trata-se de uma ferramenta indispensável na gestão, uma vez que permite a reavaliação de práticas que possam estar se revelando deficitárias.Por exemplo, o repasse de cotações, em empresas despreparadas para lidar com diversos pedidos ao mesmo tempo, pode se tornar um gargalo de produção ao deixar de ser reavaliado.O PDCA, nesse aspecto, serve como instrumento para analisar criticamente o que está dando certo e o que precisa melhorar.

2. Softwares de gestão

Já que falamos do processo de repasse de cotações, convém destacar uma outra ferramenta imprescindível: o software de gestão para corretoras de seguros.Ferramentas que aceleram processos otimizam o trabalho do corretor.Portanto, quanto mais bem equipado estiver para atender às demandas, melhor.Considerando a massificação do consumidor omnichannel e da expansão dos celulares como dispositivo número um na hora de fazer pesquisas, abrir mão da tecnologia é uma temeridade.Portanto, a palavra de ordem é automatizar.

3. Trello

Entre os softwares destinados a melhorar o controle dos processos, poucos são tão práticos de utilizar quanto o Trello, por isso ele integra nossa lista.Desenvolvido de acordo com os princípios de Design Thinking, é uma ferramenta muito útil para organizar tarefas administrativas e para coordenação de trabalho em equipes.Sua interface amigável se estrutura na forma de cards para cada função, tarefa ou processo.Essa organização facilita para os integrantes das equipes a visualização do que precisam fazer, seus prazos e para quem devem entregar.

4. Asana

Os desenvolvedores do Asana o definem como um software colaborativo para gerenciamento de tarefas.Assim como tarefas, projetos, processos e muitas outras rotinas podem ser melhor controladas utilizando esse software.Com ele, é possível transformar tarefas em subtarefas, facilitando ainda mais o controle e otimizando a gestão do tempo.Por exemplo, uma função muito interessante para corretoras é a que permite criar projetos por cliente.Quem lida com muitos clientes pode contar com esse recurso, facilitando a organização das informações.Também é indicada para manter equipes de corretores alinhadas nas informações que transmitem aos clientes.Ou seja, além de ser útil na otimização de processos, trata-se de uma valiosa ferramenta de comunicação.

Conclusão

E sua corretora, já utiliza alguma dessas soluções para aumentar a produtividade dos profissionais?A tecnologia é uma aliada poderosa na gestão, assim como a informação.Assine já nossa newsletter e esteja sempre à frente da concorrência!

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