Como mulheres corretoras de seguros se destacam no mercado?

por
Omar Ajame
6 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data histórica importante na luta delas por maior igualdade de condições tanto na vida pessoal quanto profissional. Ainda há muitos avanços a serem realizados nessa área para evitar as desigualdades, principalmente salariais, entre homens e mulheres.De modo geral, em 2019, as mulheres receberam 22% a menos do que os homens. E essa é uma tendência que, infelizmente, se estende a todas as áreas, segundo o IBGE. Mas há áreas nas quais é possível sentir maior equilíbrio em relação a isso.Por exemplo, as mulheres corretoras de seguro têm menos problemas com isso, além de terem um cenário favorável à frente. Saiba mais sobre isso a seguir e boa leitura.

Conheça a participação da mulher no mercado de seguros

As mulheres hoje são maioria no mercado de seguros. Segundo pesquisa da Escola Nacional de Seguros, atualmente, elas correspondem a 55% do total de funcionários.Um ponto muito positivo é que, diferentemente de outras áreas, nas quais há maior desequilíbrio na participação entre homens e mulheres nos cargos de gerência, no setor de seguros, há grandes avanços: elas ocupam 47% dessas vagas, de acordo com o mesmo estudo.Porém, ainda há muito o que melhorar: os salários ainda sofrem profunda diferença entre os gêneros. Em 2018, segundo a pesquisa da Escola Nacional de Seguros, o salário médio para os homens do setor de seguros era de R$ 6,3 mil por mês.As mulheres, em contrapartida, recebem, em média, R$ 4,5 mil por mês. Isso representa, em termos percentuais, que as mulheres ganham aproximadamente entre 71% e 72% dos salários dos homens pela mesma função. Além disso, nos cargos de liderança, os homens são maioria, sendo apenas 25% representados por pessoas do gênero feminino.A perspectiva é que, pelo menos nos próximos anos, essas questões se equiparem. Como cada vez mais a igualdade de gênero é um valor para as organizações, as distâncias salariais, bem como a proporção de pessoas em cargos de chefia, tendem a se equilibrar.

Veja quais são os diferenciais das mulheres no mercado

As mulheres realizam um trabalho de excelência no mercado de seguros. Muito disso deve-se ao fato de que elas possuem algumas características de personalidade e conduta que auxiliam em suas rotinas profissionais. Alguns dos diferenciais são:

  • menor índice de erros por serem mais cuidadosas em suas atividades;
  • maior criatividade para resolução de questões da corretora em momentos de crise;
  • trabalham melhor a resiliência e a regulação emocional no dia a dia;
  • tendem a ter maior empatia com o público, aumentando a cartela de clientes ao longo do tempo.

Saiba como se tornar uma corretora de seguros

Para você que está sonhando com uma carreira segura e que poderá proporcionar sucesso ao longo do tempo, ser uma corretora de seguros pode ser uma ótima alternativa. Mas o que deve ser feito para isso?Em primeiro lugar, você deve conseguir a habilitação oferecida pela Escola Nacional de Seguros, que emite o Certificado de Habilitação Técnico Profissional. Algumas instituições oferecem cursos que auxiliam para a preparação da prova.Após obter a certificação, você deverá apresentá-lo ao Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta - IBRACOR, órgão autorizado pelo SUSEP para este fim. A partir disso, poderá atuar tanto de forma independente quanto trabalhar em empresas do setor.O aumento das mulheres corretoras de seguros tem sido maravilhoso não só para o setor, mas para elas, que constroem uma carreira incrível, tornando-se mais empoderadas e com maior independência financeira. Ainda há muito o que lutar, principalmente sobre a questão de igualdade de gênero nas organizações, mas a tendência é que, com maior conscientização e luta, essas questões se normalizem com o tempo.Parabéns a todas as mulheres corretoras! Vocês são sensacionais!Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que outras mulheres da área possam lê-lo!