Mapas mentais: como sua corretora de seguros pode se beneficiar?

Omar Ajame
Mapas mentais: como sua corretora de seguros pode se beneficiar?

Além de se atentarem às informações pertinentes à rentabilidade e às vendas, é importante que os gestores também se dediquem a encontrar formas de potencializar o trabalho e o dia a dia da corretora de seguros.Isso porque a rentabilidade do negócio está diretamente relacionada com a capacidade de realizar novas contratações, prospecção de clientes e oferecer um serviço de qualidade para seu público.Uma das formas de fazer isso é por meio do uso de mapas mentais.Continue lendo e saiba como eles podem contribuir para auxiliar as rotinas da sua corretora.

O que são mapas mentais?

Mapas mentais fazem parte de uma técnica utilizada para o aumento da produtividade e a otimização de processos, por meio da visualização de diagramas que conectam diversas informações a uma ideia central.

Para que servem os mapas mentais?

Sua função é organizar uma cadeia de ideias que está ligada a uma ideia central, de forma que você e as equipes possam visualizar processos, princípios, informações pertinentes e outros de forma simplificada, clara e objetiva.Muitas vezes, há uma dificuldade de compreensão dos processos, pelo fato de estarem apenas na mente da pessoa, sem uma ilustração que possa servir de apoio para compreender o que precisa ser realizado.Além disso, é uma forma de padronização de processos, já que por meio deles pode-se traçar as diretrizes procedimentais de determinada situação recorrente na corretora.Por exemplo, por meio de mapas mentais é possível ilustrar os passos na hora de atender um cliente em caso de sinistro.Assim, todos os colaboradores terão a mesma visão do que deve ser feito e o atendimento ao cliente será padronizado e eficiente.Ele também auxilia na eliminação de dúvidas no dia a dia, permitindo que, em caso de problemas, o colaborador possa recorrer ao diagrama para saber o que fazer, agilizando processos e garantindo maior eficiência nas funções exercidas cotidianamente.

Como criar um mapa mental?

Criar mapas mentais é fácil, porém é necessário ter clareza no processo para que ele seja executado de forma eficiente e cumpra a sua função adequadamente.Caso contrário, poderá ser desperdício de potencial.O passo a passo para sua elaboração é simples, como veremos a seguir:

1. Defina uma ideia central

Defina qual é o ponto norteador do mapa mental.Em uma corretora, podem ser os seguintes tópicos:

  • atendimento em caso de sinistro;
  • realização de cotação;
  • repasse de comissão;
  • co-corretagem;
  • relacionamento com clientes;
  • atendimento e resolução de problemas, entre outros.

2. Escolha os subtópicos

Depois de definir a ideia central, é hora de adicionar os subtópicos relacionados ao tema.Seguindo as ideias anteriores, pode ser o passo a passo para cada uma das situações, demonstrando o que o colaborador deve fazer.Por exemplo, em um atendimento ao cliente, pode-se listar as perguntas a serem feitas, realizando o caminho diagramático a ser traçado pelo funcionário durante a resolução do problema, e as alternativas que o atendente tem para direcionar o cliente após as perguntas.

3. Permita que as ideias fluam

Um dos pontos mais importantes da elaboração de mapas mentais é que, devido a sua visualização imagética, ele permite uma exacerbação do processo criativo, bem como ver as soluções de forma diferenciada, permitindo o surgimento de novas ideias para os procedimentos operacionais da corretora.Quando isso ocorrer, deixe fluir.Muitas das soluções podem ser eficientes para melhorar a produtividade do escritório.

Conclusão

O uso dos mapas mentais pode ser essencial, além de se configurar como um importante diferencial para a elaboração de processos mais ágeis e bem estruturados no seu negócio.Quer potencializar ainda mais a produtividade do seu negócio?Veja como otimizar a gestão do tempo e ganhar em eficiência.

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags