O que é liderança de equipe no time de vendas de uma corretora de seguros?

Omar Ajame
O que é liderança de equipe no time de vendas de uma corretora de seguros?

As corretoras de seguro precisam contar com lideranças de equipe fortes em seus times de vendas. Isso porque esse é um elemento imprescindível para conquistar uma boa performance em seu negócio.Líderes, quando realmente cumprem bem seu papel e se posicionam com referência, são capazes de extrair algo a mais dos colaboradores durante suas atividades de trabalho, o que não seria possível sem esse personagem para ensiná-los.Vamos mostrar o papel do líder nas corretoras de seguro, como suas condutas são diferentes de treinar e apontar dicas fundamentais para melhorar a liderança da equipe de vendas. Boa leitura!

Conheça o papel do líder nas corretoras de seguros

O líder não é aquele que manda, é autoritário ou que ordena aquilo que seus subordinados devem fazer. Uma liderança consistente, dentro de uma corretora de seguros, é capaz de ensinar aos seus times o que deve ser feito, empoderando os colaboradores ao dar os caminhos para que possam conduzir suas atividades com autonomia.Seu papel também é incentivar os seus funcionários, identificando os pontos fortes deles e estimulando-os, bem como auxiliando-os a melhorar os pontos fracos. Com isso, é possível melhorar a conduta de cada um deles e conseguir melhores resultados tanto individualmente quanto para a corretora como um todo.

Entenda que motivar é diferente de treinar

Manter a motivação em alta é importante, porém, quando se trata de liderança, o que realmente se deve buscar é a melhoria do desempenho. Essa distinção é necessária, uma vez que motivar depende de fatores subjetivos, que nem sempre podem ser mensurados.Embora possam ser identificados, esse é um aspecto a ser trabalhado individualmente. Grandes empresas tornam seus colaboradores mais empenhados com base em informação. Promotores que sabem o que fazem, como fazem e por que fazem têm uma motivação natural, que nasce da confiança que recebem nos treinamentos.Felizmente, está ao alcance de todo líder de equipe os métodos das grandes empresas. Alguns deles você conhecerá nas próximas linhas, num rápido passo a passo.

1. Planejamento e organização

Definir um plano de ação é o primeiro passo para ter vendedores mais produtivos. Planejar significa estruturar processos que servem como uma espécie de cartilha para seus vendedores.Um exemplo prático: em vendas ativas (aquelas em que o vendedor prospecta e conquista o cliente) o fluxo pode ser abordagem – apresentação pessoal – apresentação do produto – neutralização de objeções – esclarecimento de dúvidas – fechamento.Cada etapa do processo deve ser destrinchada nos treinamentos, para que os vendedores saibam como agir diante de situações que nem sempre se repetem.

2. Definição de metas

Quanto sua corretora precisa vender para fechar o mês, ou a semana, com saldo positivo? Você tem claros os objetivos? Saber exatamente quantas vendas devem ser concretizadas é fundamental para traçar metas realizáveis e dividi-las com a equipe de vendas.Uma forma de se manter focado em cumpri-las é a utilização do balanced scorecard. Com esse recurso, líderes poderão orientar suas equipes de acordo com os resultados apresentados, os quais devem seguir metas anteriormente traçadas. Além disso, é fundamental contar com um software de gestão.

3. Treinamento e aperfeiçoamento

Depois de planejar e traçar metas, os profissionais de vendas devem ser treinados para as situações que deverão enfrentar em seu dia a dia. Embora o roteiro de vendas deva ser seguido, nem sempre as coisas acontecem como o esperado.Para isso, estar em permanente contato com os vendedores por meio de sessões de treinamento é uma maneira de tirar as dúvidas dos profissionais e receber deles o feedback sobre suas atividades.Um outro aspecto do treinamento é que ele permite aos vendedores se especializarem no produto que vendem, o que melhora sua capacidade de argumentação. Eles passam a controlar melhor as objeções e a identificar o que deve ser superado para que a venda seja concretizada.

4. Melhoria contínua

Nada pior para uma equipe de vendas numa corretora do que a acomodação em cima de resultados. Portanto, uma maneira de manter a alta performance é adotar a filosofia de melhoria contínua.O método, desenvolvido no Japão, pela Toyota, no período pós-guerra, foi fundamental para tirar a montadora da grave crise financeira em que mergulhou ao fim do conflito. Hoje, ele é replicado com sucesso em muitas empresas, independentemente de tamanho e segmento.Para melhorar continuamente, a liderança de equipe no time de vendas é um elemento decisivo, mantendo a corretora de seguros competitiva e construindo uma cultura empresarial forte. Lembre-se de que ser líder é, antes de mais nada, servir de inspiração para os profissionais que o cercam.

Saiba como melhorar a liderança da equipe de vendas

Confira dicas importantes para se tornar um melhor líder para suas equipes e conseguir melhores resultados.

Seja acessível

Bons líderes não se escondem em suas salas, longe de seus subordinados. Pelo contrário, eles estão sempre acessíveis, circulando pela corretora, não só observando o que é feito, mas também a fim de tirar dúvidas dos colaboradores.

Ensine técnicas de vendas

Outra função essencial do líder é ensinar a forma de trabalho que a empresa exige de seus colaboradores. Para isso, é fundamental que ele ensine técnicas de venda que estejam alinhadas com o estilo e valores da corretora.

Dê feedbacks

Um bom líder deve oferecer todos os feedbacks necessários para suas equipes conseguirem identificar o que estão fazendo e melhorar suas condutas. Sendo assim, sempre os alerte sobre os problemas que estão ocorrendo e também ofereça feedbacks positivos.

Desenvolva o diálogo

Lembre-se sempre de que todas as relações entre líderes e colaboradores devem ser baseadas no diálogo aberto e franco. Isso significa que a comunicação entre os membros é de via dupla, ou seja, os líderes também precisam aprender a ouvir os funcionários para melhorarem a conduta no dia a dia e tornar o ambiente da corretora mais saudável para todos.

Conclusão

Ter uma liderança firme, capaz de trazer todos os benefícios necessários para sua empresa é fundamental para que os times se inspirem e consigam dar o melhor de si. Mas, para isso, é necessário ter uma série de características fundamentais para ser um bom líder. Algumas das principais são:

  • ele sempre busca ir além, expandindo seus conhecimentos;
  • ele busca sempre desenvolve seus funcionários para que possam crescer juntos;
  • ele tem flexibilidade para saber trabalhar com diferentes perfis de colaboradores;
  • ele tem escuta ativa, buscando compreender quais são as questões e dores dos seus funcionários;
  • ele tem habilidade para não só saber dar, mas também receber feedbacks;
  • tem inteligência emocional;
  • tem um propósito claro de atuação;
  • sabe que ele precisa dar exemplo para os colaboradores.

Um líder que tenha essas características é capaz de, junto à equipe de vendas, crescer e conseguir resultados surpreendentes para todos.Sua corretora segue esses princípios? Você conhece algum método que deu certo para engajar sua equipe de vendas? Será um prazer saber sua opinião nos comentários. Até a próxima!

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