Indicadores de produtividade em corretoras de seguros: conheça os principais

por
Omar Ajame
5 min

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Acompanhar os indicadores de produtividade da sua corretora de seguros é fundamental, já que eles ajudam o empresário a medir não só a quantidade dos serviços ou produtos desenvolvidos, como também a qualidade de todos os processos do negócio. Uma empresa se torna produtiva quando é capaz de entregar produtos/serviços em menor tempo, mas sempre dentro das perspectivas de qualidade dos clientes e do mercado. Medir a eficiência do trabalho é a chave para manter a empresa dentro desse padrão. Para ajudar a sua corretora a crescer cada vez mais, apresentaremos alguns dos mais importantes indicadores de produtividade. Continue lendo e confira de que forma você pode acompanhar corretamente os resultados do seu negócio. Boa leitura!

Indicadores de qualidade

Nos indicadores de qualidade, é medido o resultado final entregue pela empresa, considerando os padrões estabelecidos pela própria instituição, pelo mercado ou mesmo pelos clientes. Esse indicador é essencial, uma vez que ajuda a corretora a se manter competitiva, entregando de fato algo útil e real para os seus usuários. Duas das formas de medir esse índice são por meio de pesquisas de satisfação e da qualidade do atendimento ao cliente. Quando a corretora atinge uma boa média nessa métrica, significa que tem bons indicadores de qualidade. Contudo, é fundamental estudar e trabalhar para reverter os números que ficaram fora da média.

Indicadores de lucratividade

Os indicadores de lucratividade são essenciais para a continuidade de qualquer negócio, pois com eles é possível entender a realidade da empresa e fugir da ilusão dos “números altos”. O fato é que vender muito nem sempre significa lucratividade. Se um corretor negocia várias vezes um produto de baixa rentabilidade, isso não é suficiente para deixar o caixa da empresa sempre no positivo. Esses indicadores são justamente as ferramentas que o gestor usa para entender a real situação do negócio. Aqui, são consideradas questões como:

  • investimentos feitos;
  • gastos fixos e variáveis;
  • vendas realizadas.

Assim, o departamento financeiro pode analisar se a empresa obteve um percentual positivo e se ele foi suficiente para cobrir todos os gastos rotineiros. O lucro líquido só deve ser contabilizado quando todas essas nuances forem respondidas.

Indicadores estratégicos

Como o nome pressupõe, esses indicadores verificam se as estratégias estabelecidas estão trazendo os resultados esperados. Ou seja, se os corretores e outros colaboradores estão batendo suas metas a partir do planejamento atual. O intuito é sempre alcançar os objetivos secundários a fim de atingir o resultado principal. Logicamente, se a situação se mostrar desfavorável mês a mês, o indicador estratégico servirá para que as mudanças aconteçam de forma segura e pontual.

Indicadores de capacidade

Esses indicadores são utilizados para mensurar a quantidade de trabalho que pode ser produzido pela empresa em um determinado período. Usando o departamento de vendas como exemplo, se os corretores conseguem fechar uma média de 3 vendas em 8 horas, essa capacidade deve ser considerada no setor e repassada a cada novo produtor que chegue à companhia. O indicador é essencial não apenas para mostrar o tempo real de determinados processos, como também medir de maneira correta a capacidade da empresa.

Conclusão: principais indicadores de produtividade em corretoras de seguros

Esses são alguns dos mais importantes indicadores de produtividade para uma corretora de seguros. Todavia, para alcançar os resultados mais expressivos, é interessante acompanhar mais de um indicador e, principalmente, saber analisar os números extraídos. Como apresentado, o aumento nas vendas ou produtividade nem sempre significa um bom cenário nos lucros e na produção. Analise as dicas apresentadas acima e acelere o crescimento da sua corretora. Ficou com alguma dúvida sobre os indicadores de produtividade? Deixe o seu comentário no post, ficaremos felizes em ajudar!