Implementação de CRM em corretoras de seguros: como funciona?

por
Omar Ajame
8 min

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O uso de um software de CRM (Custom Releationship Management) é essencial para que as corretoras de seguros consigam potencializar as taxas de renovação de contratos e estabelecer uma estratégia de marketing de relacionamento consistente com seu público. Porém, o processo de implementação de CRM deve ser feito de forma consistente, para não atrapalhar a rotina da sua corretora, bem como não ocorrer erros que possam comprometer a saúde financeira do negócio. Por isso, é importante conhecer o passo a passo para uma implementação segura, trazendo os resultados esperados a curto e longo prazo. Confira a seguir!

Definição das necessidades da corretora

Antes de realizar a escolha e implementação de CRM, é importante definir quais são as necessidades que levam à contratação desse serviço. Quais são os gargalos e dificuldades enfrentadas no dia a dia que poderiam ser solucionadas com um software para esse fim? Isso porque nem todas as empresas passam pelas mesmas dificuldades ou têm as mesmas demandas e, portanto, há uma série de funcionalidades que podem contribuir para o trabalho, enquanto outras são mais específicas. Assim, saber identificar as suas necessidades é fundamental para a escolha do software ideal para sua empresa.

A escolha do software

Após definir aquilo que deve ser imprescindível, é hora de avaliar as empresas fornecedoras desses softwares. Lembre-se que esse é um momento crucial, já que uma escolha errada pode levar a prejuízos complicados de solucionar mais adiante. Em primeiro lugar, levante quais softwares de CRM do mercado possuem as funcionalidades que sua corretora necessita no dia a dia. Após realizar o levantamento, é hora de pesquisar sobre as empresas que trabalham com esse tipo de serviço. Algumas dicas para o momento são:

  • busque softwares focados para as corretoras de seguro. Há, assim, uma maior chance de terem funcionalidades que casem com as rotinas e necessidades do seu negócio;
  • conheça o portfólio de clientes da empresa. Caso se sinta mais seguro, converse com os clientes e saiba mais sobre o responsável pela comercialização do software.
  • pesquise sobre a reputação da empresa no mercado;
  • converse com pessoas da empresa para tirar suas dúvidas e verificar se haverá assistência completa quando necessário.

Lembre-se que há um custo de implementação de software e, por isso, é importante que você faça a melhor escolha de imediato, evitando a necessidade de gastos posteriores para contratar um outro software e passar por todo o processo novamente.

Preparação da equipe para o uso do CRM

As equipes da empresa devem estar alinhadas e já preparadas para as mudanças que virão com a implementação do CRM. Avise-os de antemão sobre as mudanças, a importância de um sistema desse tipo para a empresa e demonstre o quanto será fundamental para otimizar as atividades de cada área.Isso é importante, pois alguns colaboradores podem ter uma maior resistência às mudanças e, por isso, necessitarem de um tempo para se acostumarem com o novo software sem maiores dificuldades.

Instalação do software

Após todo o processo de preparação interna, é hora de agendar o dia para a implementação do software no ambiente da empresa. Para isso, é importante escolher por empresas que possam oferecer todo o suporte necessário a sua corretora, seja de forma presencial ou com um bom processo de onboarding. Algumas empresas oferecem também profissionais dedicados a treinar os funcionários e acompanhar os primeiros dias da operação, garantindo a utilização correta do software e sanando as eventuais dúvidas dos colaboradores.

Mapeamento do negócio e processos de vendas

Antes da instalação, é necessário realizar um mapeamento dos seus processos de negócios e particularidades da sua corretora. Se a sua corretora tem especificidades que necessitam de customizações no sistema, será necessário desenvolvê-las junto à empresa fornecedora do software. Realizar esse mapeamento permite que os processos sejam automatizados pela solução de CRM já dentro dos padrões atuais da corretora.

Capacitação e treinamento dos colaboradores

Após a implementação do sistema, é hora de treinar seus colaboradores para utilizarem as soluções CRM no seu dia a dia. Como falamos anteriormente, algumas mudanças podem ser vistas com uma certa resistência, por isso, é importante que haja paciência na realização do processo. É preciso não só treiná-los no que diz respeito à expertise técnica para lidar com o sistema, mas também sobre boas práticas de utilização, com foco total na experiência positiva do cliente, para que esse tipo de postura oriente todas as ações da corretora.

Manutenção e monitoramento

Como toda mudança, há a necessidade de manutenção e monitoramento do que está sendo realizado, a fim de identificar se os resultados estão dentro do esperado. Caso contrário, a implementação das soluções pode ser ineficaz. Muitas vezes o problema não é o sistema como um todo, mas apenas uma mera questão de utilização correta. Porém, só é possível perceber isso por meio da mensuração de resultados. Assim, o monitoramento cumpre um papel fundamental nas rotinas da empresa. Além disso, em caso de problemas, é necessário também acionar o suporte, entrando em contato com a empresa responsável pelo software para realizar as atualizações necessárias e consertar possíveis bugs que possam surgir. Assim, você garante o uso eficiente e contínuo das soluções de CRM, potencializando os resultados por meio de estratégias com maiores chances de bons resultados.Isso porque no atual cenário, as políticas que visam colocar o cliente no centro do processo de vendas condizem com as tendências do mercado, melhorando as taxas de fidelização, retenção de clientes e captação de novos clientes.

Conclusão: como funciona a implementação de CRM em corretoras de seguros?

Por isso, é importante que implementação de CRM seja bem executada, minimizando erros, automatizando processos e conseguindo não só garantir uma relação entre cliente e corretora mais estável, mas também adequar o software aos processos de negócios da corretora. A escolha do software adequado é essencial para o sucesso dessas estratégias. O TELEPORT é a mais reconhecida e completa plataforma de gestão e MultiCálculo do Brasil e auxilia no processo de vendas, gestão interna e soluções CRM no dia a dia da corretora. Para saber mais sobre, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!