Definir metas e objetivos nem sempre é fácil.Na vida pessoal, por exemplo, é comum criarmos expectativas que acabam trazendo desmotivações e desistências ao longo do caminho.Para que isso não se repita no âmbito profissional, é importante seguir algumas técnicas.O fato é que, os profissionais mais bem-sucedidos são aqueles que conseguem traçar metas, mensurá-las e seguir até que os resultados sejam alcançados.Para um corretor de seguros, essa visão é essencial.Porém criar objetivos de maneira aleatória não facilita o processo: é preciso que tudo aconteça dentro de um sólido planejamento.Por isso, neste artigo, discutiremos sobre a importância de definir metas para os corretores de seguros e quais metodologias podem ser utilizadas para isso. Confira e boa leitura!
Um corretor de seguros pode ter todo o potencial do mundo, mas sem um foco, as suas habilidades e talentos serão praticamente inválidas.Quando estabelecemos metas, é como se indicássemos um alvo a acertar.Esse senso de direção é o que permite um trabalho concentrado e impede o desperdício de energia em atividades que não são importantes para o objetivo final.Porém, como profissional, você deve entender que metas não são sonhos. Se a sua função é gerenciar ou liderar equipes, esse entendimento é ainda mais importante.A definição de metas só será eficaz se for feita dentro de um contexto realista.Sem um planejamento, vender mais, trabalhar mais e se reunir mais não significa estabelecer metas.
Se as metas não podem ser definidas de maneira aleatória, então como fazer?Existem metodologias que são bastante utilizadas para isso.Confira algumas logo abaixo:
Sendo a sigla para as palavras Specific (específica), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Realistic (realista) e Timely (período de tempo, pontual, prazo), a metodologia SMART traz estrutura e rastreabilidade para as metas e objetivos. Em vez de resoluções vagas, a configuração dessa técnica cria trajetórias verificáveis em direção a um determinado ponto, com ideias claras e uma estimativa da capacidade de atingimento da meta.Ou seja, quanto mais específica for à descrição, maiores são as chances de sucesso.O estabelecimento de metas SMART esclarece a diferença entre “Eu quero ser o melhor corretor de seguros” e “Eu quero vender 2 vezes mais seguros de carro nos próximos 6 meses.”
OKR também é uma sigla em inglês e significa Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados Chave, em português.O objetivo dessa metodologia é conectar a empresa, a equipe e os objetivos pessoais de forma hierárquica a resultados mensuráveis, fazendo com que todos os funcionários trabalhem juntos em uma direção unificada.Por exemplo, para que a corretora atinja os objetivos, são traçadas metas para todos os profissionais da empresa, não ficando apenas a cargo do vendedor direto.Normalmente, os OKRs fazem parte de um planejamento trimestral recorrente e de um processo de revisão de progresso.Porém muitas organizações utilizam a técnica de maneira anual.Independentemente da metodologia utilizada pela empresa, é essencial que haja um trabalho de acompanhamento e mensuração das metas, possibilitando a realização de eventuais ajustes e mantendo a motivação dos funcionários.
Enfim, com o mercado cada vez mais acirrado, executar estratégias de forma ordenada pode fazer muita diferença para uma corretora de seguros.Mas, ainda que os gestores e os profissionais da sua empresa entendam a importância de se definir metas, é crucial que isso seja feito junto com o planejamento anual, garantindo uma coesão e homogeneidade do trabalho.Gostou das informações apresentadas?Que tal, agora, conferir o nosso artigo sobre como softwares de gestão aumentam as vendas de corretoras de seguros?