Somente quem atua no Mercado de Seguros sabe que vender esse tipo de serviço requer muita habilidade dos vendedores, além de um bom planejamento de negócios por parte da diretoria, não é verdade?
Muitos clientes potenciais, ao serem abordados, são resistentes por acreditarem que não necessitam de um seguro, seja de vida ou de bens materiais, já que talvez não tenham passado por situações que justifiquem essa necessidade. Tal realidade está mudando em alguns casos, mas ainda exerce influência no desempenho. Entretanto, sabemos que esses conceitos são equivocados e cabe ao gestor fazer a reeducação do consumidor desse mercado.
Por isso, neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre a gestão de Corretora de Seguros, dando dicas e informações importantes para otimizar os resultados nessa questão. Continue a leitura do conteúdo para conferir!
Para começar, vamos mostrar a você algumas práticas que ajudam no processo de gestão de uma Corretora de Seguros. Por isso, acompanhe os próximos tópicos.
Existem muitas Corretoras de Seguros que cometem um grande erro de gestão: ofertar os seguros mais baratos para todos os clientes que aparecem na empresa. O resultado dessa “estratégia” é o comprometimento da rentabilidade da Corretora, fazendo com que ela despenque.
É necessário personalizar as ofertas de acordo com o perfil de cada consumidor, adequando-as às suas necessidades. Caso o cliente demonstre disposição a adquirir mais comodidade em seu plano, como um carro reserva, por exemplo, no caso de um seguro de automóvel, tenha uma proposta pronta para agilizar todo o processo.
Se a sua empresa consegue vender planos personalizados com valores mais altos, além de elevar o faturamento e a rentabilidade do negócio, as comissões dos corretores deverão ser mais altas, fazendo com que eles se sintam motivados e sejam mais produtivos. Todos saem ganhando nesse processo: você, seus clientes e os seus corretores e uma ótima dica para ajudar nisso é a utilização de um sistema que garanta um bom monitoramento das propostas.
Se você souber quantas delas foram fechadas com maior valor agregado e puder calcular o quanto cada vendedor poderia ganhar a mais com, por exemplo, 20% delas vendidas com valores superiores, vai ficar mais fácil estimulá-los a ofertar coberturas e serviços adicionais.
Além disso, é fundamental entender o motivo das vendas mais baixas e estabelecer metas de melhora realistas. Ou seja, não adianta cobrar a equipe se o perfil dos clientes ou outro detalhe dificultar esse trabalho. É preciso considerar todos os aspectos que influenciam o resultado e, para isso, você precisa de informação de qualidade e em tempo real.
Se a sua intenção é conseguir renovar mais contratos de seguros, considere desenvolver um bom relacionamento com o consumidor, pois um grande erro das Corretoras é literalmente sumir durante o ano e aparecer apenas na época da renovação da apólice.
Se a sua empresa faz isso, é imprescindível mudar de estratégia rapidamente. Existem ações simples que são capazes de elevar o seu índice de fidelização por meio da renovação de contratos e aumentar a sua carteira de clientes, como manter a frequência de ligações em datas específicas ou o envio de e-mails e mensagens. Para isso, colete dados de seus clientes, como a data de aniversário dele, do cônjuge e dos filhos.
Dado esse contexto, entre em contato com o consumidor nessas datas para desejar felicidades, ou, até mesmo, para enviar um presente simbólico, como forma de demonstrar que a Corretora se importa com o seu bem-estar. Essa é uma forma simples de otimizar o seu relacionamento com o cliente e fidelizá-lo, além de humanizar a imagem de sua corretora de seguros diante do mercado.
Tenha em mente que esse é um procedimento básico. A criação de diferenciais competitivos para destacar sua Corretora dos concorrentes precisa ir além. Você pode fornecer dicas periódicas sobre o uso do bem segurado, visando garantir o bônus na renovação, por exemplo. Quanto maior valor o cliente perceber nos contatos, melhor será o seu resultado com esse tipo de ação e as estratégias de mídia digital podem ajudar nessa tarefa.
Funcionários bem capacitados são a receita do sucesso de qualquer empreendimento, concorda? Seja qual for o porte da Corretora de Seguros, o fato é que é muito importante ter uma equipe de colaboradores aptos e ágeis para atender à sua demanda de clientes. Para isso, invista na capacitação de seus corretores, fornecendo cursos, treinamentos, simulações e dinâmicas para que eles aprimorem as suas habilidades de comunicação e abordagem.
Além disso, é necessário que eles mantenham os seus conhecimentos sobre o mercado de corretagem de seguros sempre atualizados, para que a empresa permaneça competitiva e preparada para atender às necessidades de seus consumidores.
É provável que você trabalhe com diferentes níveis de comissão. Essa é uma boa maneira de incentivar e premiar aqueles que entregam maior resultado. Contudo, isso dificulta o controle financeiro e os cálculos de comissão. Quando ele é efetuado por meio de planilhas, por exemplo, o risco de problemas é significativo. Isso ocorre porque elas não apresentam funções de checagem para garantir a veracidade dos dados e dão mais trabalho.
Quanto maior for a carga de esforço para fazer qualquer atividade, maior também será a chance de erro. É uma simples questão de probabilidade. Pois bem, se é o seu caso, você certamente já teve algum problema com um ou outro vendedor.
Quando você adota procedimentos para evitar isso, está trabalhando para a retenção dos melhores talentos e, como sabe, o impacto disso nos seus resultados é significativo.
Falando em competitividade, se existe uma estratégia de gestão de corretora de seguros capaz de otimizar os resultados e garantir uma boa posição entre seus concorrentes é a implementação de uma ferramenta tecnológica de automação de tarefas. Um software de gerenciamento para Corretora de Seguros é um recurso fundamental que proporciona:
Ao implementar uma solução tecnológica em sua gestão de Corretora de Seguros, certamente, você reduzirá custos, otimizará a organização dos prazos e comissões, além de melhorar o relacionamento com o cliente, já que os corretores terão mais disponibilidade para se empenharem em atender suas necessidades.
O seu principal objetivo deve ser focar nos gargalos atuais. Normalmente, eles envolvem o processo de cotação, envio e fechamento de propostas. Muitas corretoras gastam tempo exagerado em tarefas manuais nesses procedimentos e o efeito na produtividade é enorme.
A segurança de dados é um tema relacionado ao investimento numa boa solução tecnológica. Mesmo assim, mereceu um tópico exclusivo devido à sua importância. Você já reparou na quantidade de informação que possui sobre cada cliente? A maioria dos cadastros empresariais se limita a nome, documentos, renda e mais alguns detalhes. Porém, uma corretora tem também informações sobre os bens e vários outros dados necessários para que a seguradora possa calcular o risco.
Garantir a segurança de cada um desses pormenores é importante para evitar problemas. Além disso, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com privacidade. Um sistema seguro e que permita que você transmita essa confiabilidade para seus clientes demonstra cuidado com os segurados, competência e profissionalismo.
A quantidade de documentação armazenada por uma Corretora também é bem superior à maioria das empresas. Por isso, investir na excelência dessa atividade resulta em melhora de desempenho e merece maior atenção.
Esse é outro aspecto influenciado pela automação. Em razão desse fator, a tecnologia também pode ajudar nesse objetivo. Com esse auxílio, você elimina papel, garante segurança e rápido acesso a toda a documentação.
Além disso, em se tratando de arquivos eletrônicos, quando eles precisam ser enviados para a seguradora ou para o cliente, você tem muito menos trabalho. Com um bom sistema, eles podem ser anexados automaticamente de acordo com suas preferências, que devem ser previamente configuradas.
Para finalizar, é fundamental lembrar: você não está vendendo serviços de seguro, mas conforto, segurança e qualidade de vida a seus consumidores. Ao ter isso em mente, adapte a sua maneira de gerenciar, agir e comunicar.Vender seguros é uma tarefa que necessita da transmissão do sentimento de segurança para o cliente, não é verdade? Se você consegue cumprir essa missão, certamente os seus serviços terão mais valor diante dos olhos do consumidor.
A ideia aqui é quebrar o paradigma de que seguro é um gasto mensal, não um investimento duradouro. Para isso, insira uma nova cultura em sua empresa, treinando os seus corretores a agir com segurança a respeito dos serviços que estão vendendo. Eles precisam “vestir a camisa” da marca e acreditar em seus valores. Contudo, essa atitude é apenas um requisito. Sua equipe precisa estar concentrada em resolver o problema do cliente e deve saber demonstrar isso para ele. Aqui vai uma dica importante! Quantas vezes sua equipe se esforçou por um cliente e ele não ficou sabendo do que fizeram por ele?
Saber comunicar essas ocorrências, sem parecer que está se gabando ou cobrando reconhecimento, também é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. A venda de seguros consiste, basicamente, na proteção dos bens materiais e dos bens mais preciosos do cliente: sua integridade física e a sua vida. Mas, para agregar valor aos seus serviços, como gestor, você é o primeiro que deve ter isso em mente. Todos sabemos que, por ser algo intangível, o seguro é um “produto” que dificulta a percepção de valor pelo cliente, principalmente se comparado a produtos físicos.
Entretanto, uma gestão de corretora de seguros eficiente é capaz de mostrar ao mercado que o consumidor paga por um valor proporcionalmente coerente com o que a corretora está entregando.
Ter os mais variados tipos de seguros disponíveis em seu negócio é fundamental para conseguir atender às necessidades dos mais diferentes tipos de clientes. Estão entre os principais tipos comercializados atualmente:
Dentro de cada um desses seguros, há diversos tipos de coberturas existentes, que podem ser atrativas para algumas pessoas (sejam elas físicas ou jurídicas), enquanto para outras são diferentes modalidades que atendem às suas necessidades.
Para não perder nenhuma oportunidade de contratação com seus clientes, é fundamental que você tenha um portfólio de seguros amplo, de forma a conseguir melhores resultados. Um exemplo simples faz com que você consiga entender como funciona essa lógica. Você vai a uma loja para comprar dois eletrodomésticos. Porém, na unidade que você foi, há apenas um dos que você deseja comprar. Você terá ainda que ir em outra loja procurar o outro. Qual é a ação mais comum que você tomaria? Comprar um item em cada loja ou deixar para adquirir os dois eletrodomésticos no mesmo lugar? Provavelmente a segunda opção.
O mesmo ocorre com seu cliente de seguros. Se ele deseja um seguro de vida e um seguro automotivo, mas sua corretora é especializada apenas na segunda opção, ele provavelmente procurará outro lugar que oferecerá os dois, até mesmo para tentar conseguir um valor melhor na aquisição das duas apólices.
Por isso o seu negócio precisa abrir o leque e ter um maior volume de opções disponíveis para seu cliente final. Caso contrário, poderá perder ótimas oportunidades.
Para que seu negócio consiga expandir, é fundamental ter um parceiro que forneça o aporte necessário para este fim, principalmente com as tecnologias necessárias para concluir esse processo de forma eficiente.Um software de cotação pode ser fundamental para auxiliar seus clientes.
Para isso, que tal contar com o TELEPORT? Além de oferecer cotações eficientes e seguras para seu cliente, essa solução pode ser uma aliada fundamental para uma boa gestão da sua Corretora, centralizando todas as ações em um mesmo software, auxiliando na gestão integrada do seu negócio.Assim, sua corretora poderá atuar 100% online, permitindo importações de propostas, previsões de comissões, repassar os valores de cada colaborador para a equipe comercial, agendar automaticamente as renovações, facilitar o contato com o cliente, além de estar integrada com as maiores seguradoras do país.
Com isso, a sua gestão de Corretora de Seguros torna-se mais ágil, eficiente e centralizada, permitindo melhores resultados a longo prazo. Sua empresa sairá ganhando com maior eficiência, produtividade e melhores serviços para seu cliente final. Algo bastante interessante, não é mesmo?
Agora que terminamos, que tal escolher o melhor software para gestão da sua corretora?
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