Conheça as 8 maiores vantagens de delegar tarefas da Corretora

Omar Ajame
Conheça as 8 maiores vantagens de delegar tarefas da Corretora

Delegar tarefas: muitos líderes entortam os lábios e até tremem quando falamos essa expressão e se veem diante desse desafio. Isso porque eles têm uma certa resistência a realizar esse tipo de ação, com medo de que, ao repassar tarefas mais específicas e complexas, possam ocorrer erros que comprometam a funcionalidade do negócio.A concentração de funções, porém, também não é benéfica. Afinal, o gestor não é uma máquina e não pode realizar todas as funções de alta complexidade ou que exigem uma maior competência para esse fim. Por isso, é importante abrir mão de algumas tarefas e deixá-las a cargo de quem também tem capacidade de resolvê-las com a mesma qualidade.Conheça as 8 maiores vantagens em realizar isso e melhore a gestão de funções de sua corretora de seguros.

1. Delegar tarefas permite os sócios a se dedicarem a funções estratégicas

Se os sócios delegam funções mais focadas em questões técnicas ou em atividades que não precisam ser, necessariamente, realizadas apenas pela alta gestão, eles conseguem se dedicar a pontos mais específicos e de competência, realmente, da direção da corretora de seguros.Por exemplo, se você deixar que determinadas análises de venda sejam feitas pelos seus colaboradores, é possível conseguir mais tempo e tranquilidade para avaliar questões estratégias, como as melhores formas de alavancar as vendas continuamente.

2. Prepara a equipe para responsabilidades maiores

Os gestores precisam continuamente preparar novos colaboradores para que possam assumir seus cargos em uma eventual saída ou expansão da organização. Além disso, em caso de viagens, transferências ou necessidade de saída da corretora, é fundamental ter alguém preparado para assumir as funções de liderança.Ao delegar as suas funções para outras pessoas, é possível, assim, preparar as pessoas para assumirem maiores responsabilidades ao longo de sua carreira. Com isso, também, permite-se que eles se sintam mais confiantes com as suas tarefas cotidianas, aumentando a sua respectiva produtividade e reduzindo o índice de erros.Empoderar os seus funcionários também é uma forma de fazê-los se sentirem mais motivados e importantes para a organização ao longo do tempo, diminuindo as taxas de turnover e melhorando o clima organizacional.

3. Permite identificar as melhores lideranças da empresa

Ao observar para quem deverá delegar as tarefas que competem às lideranças, os gestores conseguem identificar quem são aqueles que têm um melhor perfil para esse fim, de forma que poderão conseguir futuras promoções.Além disso, é possível avaliar os funcionários que têm uma melhor adequação ao perfil da tarefa que será delegada. Algumas ações dentro da sua corretora, por exemplo, vão exigir colaboradores que tenham um perfil mais analítico, que observarão padrões e encontrarão formas de resolver determinadas questões.Já outras exigirão pessoas que sejam criativas e arrojadas para encontrar soluções que saiam da caixinha, e que poderão ser outros tipos de líderes, acrescentando equilíbrio para a corretora futuramente.Com isso, se torna mais fácil gerenciar grandes equipes de forma eficiente.

4. Aperfeiçoa as competências da equipe

Ao delegar funções que seriam dos gestores da corretora para outros colaboradores, principalmente se for para as equipes como um todo, há chances de que eles desenvolvam e aperfeiçoem competências que poderiam passar despercebidas no dia a dia com as funções que os competem normalmente.Com isso, algumas competências e perfis podem ser desenvolvidos não só de forma individual, mas coletivamente, bem como gerar melhorias no controle dos times. Veja as principais delas a seguir:

  • trabalho em equipe;
  • colaboração;
  • proatividade;
  • resolução analítica de problemas;
  • criatividade;
  • comunicação interpessoal;
  • antecipação de problemas;
  • empatia com o cliente;
  • busca de conhecimento na área de tecnologia;
  • iniciativa;

5. Melhora o espírito de equipe

Se você decidir delegar uma determinada função estratégica para a equipe como um todo poderá, ainda, auxiliar a potencializar a sinergia entre os membros e, consequentemente, melhorar o espírito de equipe, bem como fortalecer a cultura empresarial.Afinal, os seus colaboradores gostarão de provar que merecem a confiança dos seus líderes, conseguindo realizar tarefas que exigem mais confiança e que mais complexas. Portanto, se esforçarão em conjunto para conseguir melhores resultados e atrair a visibilidade dos gestores.Isso pode ser ainda mais potencializado se a sua corretora trabalhar com metas e objetivos para as equipes. Ao estabelecer uma meta para a tarefa delegada, eles terão que trabalhar de forma sinergética para cumprir o prazo estabelecido pelo responsável inicial da tarefa.

6. Auxilia a promover um ambiente mais colaborativo

Diante de tudo que falamos acima, delegar tarefas faz com que se crie um ambiente colaborativo, já que as equipes deverão trabalhar juntas para obterem o resultado esperado, auxiliando as tarefas uns dos outros.Além disso, as equipes poderão contar, também, com a troca de ideias com os líderes, que poderão dar as dicas fundamentais para o cumprimento das tarefas, indicar em quais locais eles conseguirão as informações importantes e ensinar os melhores caminhos para cumprir as metas estabelecidas, fazendo com que a organização trabalhe de forma mais colaborativa e eficiente.

7. Aumenta a produtividade da liderança

A partir do momento em que os líderes delegam funções para os demais colaboradores, eles liberam tempo produtivo para a realização de outras tarefas igualmente — ou, até mesmo, mais importantes que apenas eles podem cumprir.Afinal, há questões de confidencialidade e complexidade que só podem ser resolvidas pelas mãos das lideranças responsáveis. Por exemplo, para definir estratégias de operações, vendas, finanças, entre outros, ao longo de um determinado período, são apenas eles que têm o know-how e a competência necessária para isso.Dessa forma, ele consegue se dedicar plenamente àquilo que, de fato, é de sua alçada, melhorando a sua própria produtividade, minimizando erros e garantindo até mesmo maior motivação para esse próprio colaborador.

8. Melhora a tomada de decisão por parte do colaborador

Se o colaborador está mais seguro de suas funções e tem maior conhecimento em suas mãos (devido à execução de funções de maior complexidade), ele terá mais embasamento para tomar decisões mais certeiras, com maior experiência tanto em seus acertos quanto nos erros cometidos ao longo da jornada.Delegar tarefas pode ser fundamental para manter o bom funcionamento da sua corretora de seguros, tornando-a mais orgânica, produtiva e colaborativa. Para que isso funcione adequadamente, é fundamental ter, ao lado das equipes, um software de gestão focado nesse mercado.Quer saber mais sobre isso? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores sobre as nossas soluções!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags