Controle de repasse das comissões: 5 cuidados que você deve ter

por
Omar Ajame
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Um dos momentos cruciais para as corretoras é a hora da cotação de seguro / transmissão de seguro. Entre os principais desafios, executar o controle de repasse das comissões com eficiência na rotina dos negócios talvez seja o que mais se destaca. Isso porque esse gerenciamento significa monitorar e acompanhar de perto os valores transferidos por todas as seguradoras e reparti-los da forma mais justa e correta possível, de acordo com a participação de cada corretor. Neste post, abordaremos a importância do controle de repasse de transmissão de seguro e quais são os 5 principais cuidados que você deve ter durante a cotação de seguro para que a sua corretora não sofra com perdas desnecessárias. Continue a leitura e confira!

A importância do controle de repasse de cotação ou transmissão de seguro

Para algumas corretoras, essa tarefa ainda pode ser um grande problema. Na hora da transmissão de seguro, quando um cálculo do repasse é feito de forma equivocada, pode acontecer de o responsável pela venda receber um valor abaixo do esperado e a parcela de lucro da corretora ser mais alta — ou vice-versa.

Esse equívoco gera um ambiente de desconfianças e um terreno fértil para fofocas entre o time, além da possibilidade de haver perdas financeiras para a Corretora de Seguros. A melhor decisão é deixar de lado o antigo método de administrar os repasses por meio de planilhas e pensar em algumas precauções.

Os 5 cuidados para você ter atenção na cotação ou transmissão de seguro

Monitorar todas as áreas de uma Corretora de Seguros exige domínio sobre as tarefas. Informações como cadastro de clientes, fluxo de venda, orçamentos, renovações e sinistros demandam muita atenção dos colaboradores e alguns cuidados por parte dos gestores.

1. Defina processos e procedimentos

Para que não aconteçam erros no pagamento de comissões, os dados sobre os negócios realizados devem ser muito precisos. No entanto, quando os processos e os procedimentos internos não estão bem definidos, essas informações ficam prejudicadas. No caso das corretoras, não é segredo para ninguém que é necessário cumprir uma série de tarefas, sendo que cada uma delas conta com diversos detalhes e exigem um alto nível de atenção. Atividades como a cotação, o envio e o registro de documentos, a emissão de apólices, a transmissão de seguro e cada aspecto relacionado à intermediação entre a corretora e o segurado devem seguir as boas práticas de gestão. De preferência, com o apoio de sistemas seguros e funcionais. Caso contrário, controlar as comissões com as informações que você precisa será uma função bastante trabalhosa e mais sujeita a erros e perdas. Por fim, para que o modelo seja efetivamente adotado pelos responsáveis, é fundamental garantir a segurança por meio de bons métodos de controle e monitoramento, além da definição dos processos.

2. Proporcione confiabilidade para os corretores

Se você se preocupa com um repasse preciso para compor corretamente a remuneração de um corretor de seguros de alto desempenho, o relacionamento da sua corretora melhora, visto que ele sente mais confiança em representá-la. Além disso, todo o time estará mais motivado a trabalhar em benefício do desenvolvimento do negócio e, consequentemente, de seus repasses também. Assim sendo, a precisão de pagamento e a política de comissões fazem com que os melhores profissionais se sintam valorizados, diminuem a rotatividade e promovem a concentração desses talentos no que é mais importante: a venda de seguros. Por fim, essa preocupação deve estar entre as prioridades da gestão da Corretora de Seguros, até porque a dificuldade de encontrar e preservar bons profissionais nessa área é uma realidade.

3. Automatize pagamentos

Nos dias de hoje, não faz mais nenhum sentido manter processos manuais para esse tipo de operação. Afinal, eles são trabalhosos, improdutivos e ineficientes. Em outra ponta, se há a automação de processos — e, portanto, eles estão bem definidos —, isso significa que você faz uso da tecnologia para geri-los. Diante disso, as informações sobre comissões poderão ser facilmente utilizadas, serão mais precisas, além de estarem disponíveis em tempo real.

4. Facilite o trabalho do setor financeiro

Com a possibilidade da verificação e identificação das operações de vendas — como os números das comissões enviados pelas seguradoras, o valor que será destinado a cada corretor e qual a parcela de lucro para a corretora —, fica fácil ter uma visão mais ampla do começo ao fim das negociações para o fechamento da apólice e para a transmissão do seguro. A verdade é que de início isso representa um enorme ganho nos indicadores de produtividade e ainda mais precisão para o setor financeiro. Entretanto, o maior resultado está na conquista de direcionamento. Até porque tanto você quanto a corretora têm questões estratégicas para focar. Assim, quando a atenção é direcionada para elas, os benefícios aparecem na forma de diferencial competitivo, aumento da taxa de renovação e retenção de clientes.

5. Escolha um bom software

Ferramentas de gestão específicas para Corretoras de Seguros oferecem total segurança nas transações e eliminam o trabalho manual da equipe. Por meio de sistemas protegidos e extremamente ágeis, o ritual que envolve as tarefas de calcular repasses e enviar ao corretor responsável é feito de maneira automática pelo software. Nesse sentido, uma boa solução tecnológica para as Corretoras de Seguro deve contar com:

  • integração de sistemas de MultiCálculo com gestão;
  • transmissão de proposta direto pelo software;
  • garantia contratual de 100% de precisão dos valores;
  • segurança de dados jurídica e tecnológica.

Deu para notar como todos esses cuidados são importantes para que as Corretoras tenham um controle de comissões impecável, sem que haja perda para nenhum dos lados? Até porque você não vai querer que o seu negócio alimente prejuízos a cada transmissão de seguro, não é mesmo? Com mais de 20 mil usuários ativos em todo o país, a TEx é especialista no desenvolvimento de plataformas on-line para o mercado segurador, com a integração de Corretoras de Seguros, Seguradoras e segurados — tudo em tempo real. Se você gostou dessas dicas e quer conhecer melhor a solução ideal para cotação e transmissão de seguro, CRM e controle financeiro, entre em contato conosco agora mesmo através do formulário abaixo! Será muito bom ter a oportunidade de formar uma parceria com a sua Corretora!