Consumo e tecnologia: como suprir a expectativa dos consumidores

Omar Ajame
Consumo e tecnologia: como suprir a expectativa dos consumidores

Nos tempos atuais, há novas formas de relações entre empresas e clientes. Isso porque a tecnologia tem transformado todos os aspectos da vida, tanto pessoal quanto profissional. E é importante que as empresas saibam identificar seu papel nesse processo. Afinal, aquelas que não se adaptarem adequadamente têm grandes chances de sofrer as consequências posteriormente. Por isso, informar-se é essencial para entender como surpreender o cliente. Tem interesse nesse tema? Continue a leitura para compreender como consumo e tecnologia se relacionam e como as corretoras de seguros precisam estar atentas a esse momento.

A transformação digital

O surgimento da Web 2.0, no início dos anos 2000, mudou completamente as relações entre consumidores e empresas. Antes dela, o público era apenas espectador na maioria dos processos. Com as novas possibilidades de interação — e de ser produtor de informação e conteúdo (com o surgimento das redes sociais, por exemplo) —, entretanto, ele passou a ocupar um papel central no processo. Por isso, atualmente tudo é direcionado a ele.

As relações entre consumo e tecnologia

Com o avanço da tecnologia, a centralização foi potencializada. A popularização da internet, o surgimento dos smartphones, a possibilidade de conexão a qualquer instante com 3G e suas evoluções e o desenvolvimento de aplicativos específicos, entre outros, mudaram a forma de consumo do público. Hoje, um usuário pode fazer a cotação de um serviço em tempo real, de qualquer lugar. Ele pode solicitá-la em uma rede social, por e-mail ou até em um aplicativo próprio da marca conectado a um sistema de automação. Assim, as relações de consumo mudam de acordo com a inserção e a criação de novas tecnologias no processo de venda. E uma coisa é fato: o cliente precisa ser alimentado e, principalmente, ter suas expectativas superadas.

O novo consumidor nesse cenário

O novo consumidor é bem informado: ele recebe conteúdo todos os dias de sua rede de amigos sobre produtos e serviços de qualidade e sabe quais são aqueles que não têm uma boa reputação. Por isso, é capaz de procurar o melhor para si ao pesquisar se há um alto índice de reclamação de determinada empresa. Em outras palavras, ele está cada vez mais exigente. Pequenos deslizes, muitas vezes, são o suficiente para que abandone determinada organização e procure uma nova empresa. Ele tem expectativas altas e deseja ser surpreendido. Esse ponto é crucial: os anseios do público precisam ser superados todos os dias. Além disso, esse novo consumidor está acostumado a ter o controle de quando, como e onde deseja interagir com as empresas. Isso sem falar no desejo de receber apenas ofertas personalizadas e ter respostas muito rápidas. Assim, é importante considerar esses fatores na sua estratégia de atendimento ao cliente e de comunicação.

A necessidade de atualização

Para que isso aconteça, é de extrema importância que as empresas, independentemente da área, se atualizem e se capacitem. Elas precisam compreender as novas dinâmicas e se antecipar ao cenário para conseguir melhores resultados. Para isso, é importante implementar algumas medidas, especialmente em corretoras de seguros:

  • melhorar o atendimento ao cliente, pois ele é um dos mais importantes pontos de contato do público com o negócio;
  • investir em métodos que buscam suprir as necessidades do consumidor;
  • automatizar processos para tornar o atendimento e a cotação mais rápidos, precisos e eficientes (como um sistema de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management - CRM), por exemplo);
  • automatizar processos internos com um sistema de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning - ERP);
  • ter uma equipe humanizada;
  • utilizar as redes sociais e os demais canais de comunicação de forma estratégica;
  • oferecer sempre os melhores serviços.

Consumo e tecnologia estão sempre lado a lado e são essenciais para criar um diferencial para a sua corretora. Por isso, é importante que os gestores estejam atentos ao que há de novo nesse mercado e não temam implementar essas tendências. Quer mais dicas para melhorar o dia a dia da sua empresa? Curta nossa página no Facebook e receba informações diretamente em seu feed de notícias.

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags