Como vender mais utilizando Vendarketing? Confira aqui!

Omar Ajame
Como vender mais utilizando Vendarketing? Confira aqui!

Marketing e vendas: dois setores que vivem uma relação de amor e conflito cotidianamente.E ambos precisam do trabalho eficiente um do outro para que possam impulsionar o dia a dia da empresa e encontrar soluções sobre como vender mais.Mas como resolver essa questão?A forma mais eficiente é a integração dessas equipes.Uma estratégia que traz resultados excepcionais nesse sentido é a utilização do Vendarketing.A estratégia do Vendarketing representa exatamente o que o nome sugere: uma união dos setores, alinhando processos, métricas e objetivos de forma a potencializar a captação de clientes.Para isso pode-se usar metodologias interessantes, como o Inbound Marketing, por exemplo.Veja os principais benefícios que a utilização do Vendarketing pode trazer para sua empresa.

1. Crescimento das vendas

Com metas, processos alinhados e objetivos comuns, marketing e vendas conseguem realizar um trabalho mais eficiente.Isso porque o setor de marketing consegue, por meio de estratégias atualizadas e otimizadas, entregar para o setor de vendas leads qualificados, que já estão prontos para uma abordagem de vendas.Com isso, o setor de vendas consegue aumentar a eficiência em sua abordagem, potencializando as conversões.Segundo estudo do Alberdeen Group, houve um crescimento anual de 20% nas empresas que utilizaram esse alinhamento em suas rotinas.Outro ponto positivo é a redução no Custo de Aquisição de Clientes.

2. Otimização das campanhas de marketing

Uma grande vantagem do uso do Vendarketing é a otimização das campanhas de marketing.Isso porque, por meio da comunicação com o setor de vendas, é possível avaliar quais estratégias estão de fato trazendo resultados e, com isso, reavaliar a eficiência das campanhas.Assim pode-se melhorar estratégias, potencializar aquilo que de fato esteja dando certo e o que de fato conduz a prospecções efetivas para o setor de vendas.Da mesma forma, também se pode consertar, ou até mesmo eliminar, práticas ineficientes.

3. Maior produtividade da equipe de vendas

Com campanhas mais eficientes de marketing, conduzem-se contatos e informações mais precisos para a equipe de vendas.Principalmente por meio de estratégias como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, pode-se distinguir aqueles que estão apenas curiosos dos que já estão no estágio de consideração para a venda.Assim, o time de vendas trabalha apenas com aqueles que de fato estão aptos para ser contatados; com isso, não apenas se diminui o tempo do time de vendas na filtragem dessas informações, mas também se potencializam as conversões, resultando na prestação de um melhor atendimento ao cliente.

4. Fidelização do cliente

O alinhamento e o trabalho eficiente, quando acontecem conjuntamente nos departamentos de marketing e vendas, colaboram não só para a prospecção de novos clientes, mas também para a fidelização dos antigos.Dessa forma a taxa de retenção aumenta consideravelmente, bem como transforma esses consumidores em promotores da marca.Algo que, provavelmente, demandaria muito mais tempo e esforços caso não houvesse o uso do vendarketing.

5. Melhor mensuração dos resultados das equipes

Com todos falando a mesma língua e compartilhando informações, torna-se mais fácil mensurar a eficiência de cada um dos setores e do trabalho conjunto, de forma a encontrar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para o alcance de melhores resultados a curto e a longo prazo.A partir do vendarketing, é possível não só descobrir como aumentar as vendas, mas também como encontrar soluções que ajudem na retenção do cliente final e melhorem a imagem da empresa com o público.

Conclusão

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