Como ser um bom líder na sua Corretora de Seguros? 5 dicas para você colocar em prática

por
Ed Tomaz
5 min

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Se você está querendo saber como ser um bom líder na sua Corretora de Seguros, está no rumo certo. É importantíssimo que você queira trilhar esse caminho e busque ativamente melhorar os seus processos de liderança.

Pensando nisso, hoje trouxemos 5 dicas bem importantes que vão ajudar você a chegar lá. Que tal conferir quais são elas? Continue lendo!

1. Saiba tudo sobre o business

Primeira dica para você ser um bom líder é ser um expert na sua área de atuação. É claro que o seu perfil de liderança — ou o desenvolvimento dela — não depende de você entender ou não do Mercado de Seguros. Mas pense bem: esse é um verdadeiro diferencial, especialmente para guiar pessoas.

Isso porque quando você tomar decisões, sugerir ou ensinar algo, as pessoas vão ter confiança de que você é mesmo a pessoa certa para falar a respeito. Além disso, a sua experiência faz com que as outras pessoas naturalmente se espelhem em você, e isso é muito bom para um líder, concorda?

2. Estude sobre relações humanas

Você já ouviu falar sobre as escolas da administração? Tratam-se de teorias ou linhas de pensamentos na hora de pensar as organizações. Uma delas é justamente a das relações humanas! Ela tira o foco da produção e começa a pensar sobre como o relacionamento entre as pessoas influencia os resultados.

Você vai encontrar uma série de metodologias e estudos: várias bases para desenvolver seu conhecimento sobre pessoas. Comece pela Escola das Relações Humanas, conheça a Pirâmide de Maslow e siga estudando. Tipos de liderança, tipos de personalidade, tipos de temperamento, tipos de tomada de decisão: tudo isso vai enriquecer a sua jornada!

3. Desenvolva suas competências

Quando pensamos em ser especialista no business, já estamos falando sobre ser fera no sua área de atuação, nas suas tarefas, enfim, no que tiver a ver com o universo de Seguradoras e as funções dentro desse contexto. Para ter um relacionamento bem-sucedido com as pessoas, por outro lado, é preciso desenvolver as suas competências.

Você pode ser o melhor na sua função, mas se não tiver controle emocional, por exemplo, o perfil de líder pode não cair muito bem para você. Imagine alguém sem nenhuma inteligência emocional tendo que mediar um conflito! Pois é, preocupe-se com as chamadas soft skills e desenvolva seu comportamento.

4. Melhore a sua comunicação

Do que adianta você ter todo o conhecimento, visão holística, clareza para se posicionar nas situações e encontrar resoluções, mas não conseguir que ninguém entenda o que você está dizendo? Lembre-se de que comunicação é mais sobre o que as pessoas entendem do que sobre o que você está dizendo.

Então, realmente, essa é uma das capacidades que você deve se preocupar: a comunicação. Tanto para engajar a equipe, quanto para dar feedbacks, instruir, corrigir, enfim. Isso faz parte do desenvolvimento das suas competências. Além da oratória, a sua linguagem corporal também fala, e tudo isso se desenvolve. Aprenda!

5. Trabalhe com a sua equipe

Parte de como ser um bom líder numa Corretora de Seguros é liderar pelo exemplo. Então quando dizemos “trabalhe com a sua equipe”, a gente quer dizer isso mesmo: mão na massa. Além de ser um bom estrategista e ter capacidade de planejamento, é preciso trabalhar no desenvolvimento do time. Para isso, é preciso conhecê-los e ter contato com o trabalho deles, acompanhando.

O aprendizado constante faz parte da sua jornada de liderança. Para que isso seja possível, ter boas conexões é fundamental, sabe? Ou seja, é preciso estar em contato com pessoas, marcas e conteúdos que incentivam você nesse caminho.

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