Se você está querendo saber como ser um bom líder na sua Corretora de Seguros, está no rumo certo. É importantíssimo que você queira trilhar esse caminho e busque ativamente melhorar os seus processos de liderança.
Pensando nisso, hoje trouxemos 5 dicas bem importantes que vão ajudar você a chegar lá. Que tal conferir quais são elas? Continue lendo!
Primeira dica para você ser um bom líder é ser um expert na sua área de atuação. É claro que o seu perfil de liderança — ou o desenvolvimento dela — não depende de você entender ou não do Mercado de Seguros. Mas pense bem: esse é um verdadeiro diferencial, especialmente para guiar pessoas.
Isso porque quando você tomar decisões, sugerir ou ensinar algo, as pessoas vão ter confiança de que você é mesmo a pessoa certa para falar a respeito. Além disso, a sua experiência faz com que as outras pessoas naturalmente se espelhem em você, e isso é muito bom para um líder, concorda?
Você já ouviu falar sobre as escolas da administração? Tratam-se de teorias ou linhas de pensamentos na hora de pensar as organizações. Uma delas é justamente a das relações humanas! Ela tira o foco da produção e começa a pensar sobre como o relacionamento entre as pessoas influencia os resultados.
Você vai encontrar uma série de metodologias e estudos: várias bases para desenvolver seu conhecimento sobre pessoas. Comece pela Escola das Relações Humanas, conheça a Pirâmide de Maslow e siga estudando. Tipos de liderança, tipos de personalidade, tipos de temperamento, tipos de tomada de decisão: tudo isso vai enriquecer a sua jornada!
Quando pensamos em ser especialista no business, já estamos falando sobre ser fera no sua área de atuação, nas suas tarefas, enfim, no que tiver a ver com o universo de Seguradoras e as funções dentro desse contexto. Para ter um relacionamento bem-sucedido com as pessoas, por outro lado, é preciso desenvolver as suas competências.
Você pode ser o melhor na sua função, mas se não tiver controle emocional, por exemplo, o perfil de líder pode não cair muito bem para você. Imagine alguém sem nenhuma inteligência emocional tendo que mediar um conflito! Pois é, preocupe-se com as chamadas soft skills e desenvolva seu comportamento.
Do que adianta você ter todo o conhecimento, visão holística, clareza para se posicionar nas situações e encontrar resoluções, mas não conseguir que ninguém entenda o que você está dizendo? Lembre-se de que comunicação é mais sobre o que as pessoas entendem do que sobre o que você está dizendo.
Então, realmente, essa é uma das capacidades que você deve se preocupar: a comunicação. Tanto para engajar a equipe, quanto para dar feedbacks, instruir, corrigir, enfim. Isso faz parte do desenvolvimento das suas competências. Além da oratória, a sua linguagem corporal também fala, e tudo isso se desenvolve. Aprenda!
Parte de como ser um bom líder numa Corretora de Seguros é liderar pelo exemplo. Então quando dizemos “trabalhe com a sua equipe”, a gente quer dizer isso mesmo: mão na massa. Além de ser um bom estrategista e ter capacidade de planejamento, é preciso trabalhar no desenvolvimento do time. Para isso, é preciso conhecê-los e ter contato com o trabalho deles, acompanhando.
O aprendizado constante faz parte da sua jornada de liderança. Para que isso seja possível, ter boas conexões é fundamental, sabe? Ou seja, é preciso estar em contato com pessoas, marcas e conteúdos que incentivam você nesse caminho.
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