Descubra agora como reter talentos na sua Corretora de Seguros

por
Ed Tomaz
4 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Dentro de qualquer negócio, a experiência, dedicação e conhecimento da equipe são o que leva ao seu melhor desempenho. São fatores especialmente importantes em uma Corretora de Seguros, onde cada profissional precisa lidar diretamente com uma série de normas e com os clientes.

Nesse cenário, é indispensável que você saiba como reter talentos em sua base. Sem isso, você perderá boa parte de sua rentabilidade e poderá diminuir a qualidade do serviço prestado ao público.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre sua importância e dar algumas dicas para melhorar sua retenção de talentos. Acompanhe!

Por que é importante saber como reter talentos na Corretora de Seguros?

Profissionais de talento são aqueles que apresentam desempenho acima da média. Esses geralmente são os mais disputados no mercado, pois conseguem entregar o melhor resultado no dia a dia. Manter esses profissionais em seu negócio é um investimento importante para criar um negócio mais competitivo.

Além dos resultados, esses também costumam ser profissionais que mais se beneficiam da experiência adquirida na empresa. Quanto mais você investe neles, maior tende a ser a eficiência no dia a dia.

O que fazer para reter talentos?

Considerando a importância da retenção de talentos nas empresas, o próximo passo é aprender como fazer isso. Veja aqui algumas dicas que vão ajudar.

Ofereça um plano de carreira

O plano de carreira é uma ferramenta muito comum para promover a fidelização da equipe. Nele, o profissional vislumbra uma trilha de progresso dentro da empresa, onde pode adquirir melhores salários e melhores cargos ao longo do tempo, ou ao preencher alguns requisitos. Isso incentiva os colaboradores a continuarem no negócio, pois há maior garantia de que vão progredir em suas vidas profissionais.

Recompense bons resultados

Uma das melhores maneiras de promover o desempenho e a retenção de talentos na empresa é por meio de incentivos e recompensas. Você pode criar um programa em que o profissional com o melhor resultado recebe um bônus, ou definir uma meta que, quando cumprida, leva a uma compensação para toda a equipe. Esse tipo de feedback inclui recursos simples, mas que fazem uma grande diferença no engajamento e retenção.

Melhore o clima organizacional

O clima organizacional é um indicador que reflete o nível de satisfação da equipe com o próprio trabalho. E, na maioria dos casos, não há como reter talentos sem melhorá-lo. Profissionais de maior desempenho são abordados por outras oportunidades de trabalho. Sendo assim, você precisa oferecer um ambiente mais positivo se quiser mantê-los em sua equipe.

Invista no desenvolvimento da equipe

Outro ponto importante sobre a retenção de talentos é que, independentemente de sua capacidade, eles ainda precisam de suporte para se especializarem. Você pode ajudar nesse ponto ao investir em programas de aprimoramento, treinamentos ou oferecendo recursos para seus colaboradores se especializarem. No fim das contas, esse investimento sempre retorna para você.

Agora que você entende como reter talentos em seu negócio, é hora de colocar essas ideias em prática. Lembre-se de acompanhar seus resultados, principalmente a rotatividade dos setores, para determinar se sua estratégia teve o resultado desejado.

Quer se aprofundar mais nesse aspecto? Então veja também nosso artigo com algumas boas práticas para gestão de talentos.