Como otimizar a gestão financeira em sua Corretora de Seguros?

por
Ed Tomaz
8 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Uma saúde financeira ruim, pode trazer péssimas consequências para a sua Corretora de Seguros, como demissões, pausa das operações, atrasos e até mesmo a falência. São situações que nenhum gestor quer presenciar. Por isso, é fundamental saber como otimizar a gestão financeira da sua empresa.

Quer saber como gerir o seu negócio com o planejamento adequado para lucrar e ter ótimos resultados? Então, acompanhe esse artigo que preparamos para você com as principais dicas de como otimizar a gestão financeira da sua Corretora de Seguros. Confira!

A importância de uma boa gestão financeira

A importância de uma boa gestão financeira é sentida por qualquer empresário. Ainda mais em tempos de crise, você já deve ter percebido o quanto os procedimentos administrativos para planejamento e controle financeiros são fundamentais.

Mesmo que a sua empresa obtenha lucro, apenas com uma boa gestão financeira é possível investir esse lucro adequadamente. Ou seja, sem um bom gerenciamento, qualquer lucro pode virar dívida.

A finalidade da gestão financeira é alcançar bons resultados, transformando as suas planilhas financeiras e orçamentos em planejamentos eficientes, para aumentar o valor do seu patrimônio.

Dicas de como otimizar a gestão financeira da sua Corretora de Seguros

Destacaremos a seguir, algumas dicas mais comuns de como otimizar a gestão financeira da sua empresa. Acompanhe!

Analise seus custos e saiba precificar

Todo controle financeiro, para ser positivo, é necessário que tenha como base o custo fixo dos serviços, produtos e obrigações administrativas, como o pagamento de aluguel, internet, energia, entre outras despesas.

Pode parecer ser algo comum, mas muitas corretoras de seguros, não têm controle sobre o que realmente gastam para manter a sua empresa, ocasionando assim, um grande erro.

Conseguindo ter o controle em ordem, é possível ainda precificar os seus serviços e produtos de forma mais compatível com a realidade. Não estamos falando de cobrar mais caro, mas sim um valor justo para não ficar no prejuízo.

Organize o controle das finanças

Uma gestão financeira empresarial bem feita, começa com um bom planejamento. Um dos maiores erros dos gestores e acaba prejudicando o crescimento do negócio, é não ter conhecimento do que entra e sai do caixa da empresa diariamente. Por isso, é fundamental ter ciência sobre todos os pagamentos, entradas e saídas, cobranças, para assim, entender, qual rumo, a sua Corretora deve tomar e para onde não ir.

Determine um valor de investimento

Podemos salientar que, a gestão financeira, não fica limitada apenas às atividades do dia a dia da empresa, mas também à necessidade de criar um ambiente compatível a empresa continue competitiva.

Desse modo, além de economizar e analisar os gastos, é necessário estabelecer um valor de investimento a ser aplicado em novas ferramentas, processos e pessoas. Ou seja, para seguir crescendo, é fundamental investir uma parcela do seu lucro, pois, caso contrário, a empresa corre grade risco de ficar ultrapassada.

Evite os desperdícios

Muitas empresas acabam se endividando e não conseguem alcançar resultados positivos em seu negócio, por causa do desperdício, seja de estoque, matérias e até mesmo nos péssimos hábitos dos profissionais.

O desperdício não está relacionado somente aos produtos e serviços vendidos, mas também a todo o patrimônio da empresa, intangível ou tangível, como o consumo de energia, de água, ferramentas de trabalho, folhas, copos, entre outras.

Uma ótima alternativa para sensibilizar todos os colaboradores da empresa, é disponibilizar conteúdos educativos.

Defina metas

É normal na gestão financeira ter alguma ideia de como a concorrência está trabalhando. Entretanto, isso dever ser usado de parâmetro até um certo ponto, pois, na prática, cada empresa tem uma realidade diferente e que necessita de metas acessíveis. Caso contrário, o risco de frustração é muito grande.

Dessa maneira, o correto a se fazer, é após um diagnóstico adequado, se estabeleçam metas que estejam essencialmente relacionadas ao bom planejamento e contribuam para uma boa gestão financeira.

Administre bem o caixa

Para um controle de gastos realmente eficiente, não importando qual seja o nicho, é necessário que a sua Corretora de Seguros realize a administração do fluxo de caixa. Isso está totalmente associado à realização de uma conciliação financeira efetiva, conseguindo dar uma visão mais ampla dos processos financeiros.

Ou seja, o controle de entrada e saída, possibilita conhecer exatamente a receita do dia, da semana e do mês. Dessa forma, toda a gestão se torna mais eficaz e auxilia a empresa na tomada de decisões futuras.

Invista em tecnologia para otimizar os processos

Faz parte da otimização de qualquer atividade prática, a procura por melhorias significativas que permaneçam ao longo dos anos. Dessa forma, considere sempre usar a tecnologia como aliada na sua corretora de seguros.

Sistemas de gestão empresarial como o ERP da TEx Tecnologia, por exemplo, são excelentes ferramentas para utilizar na hora de otimizar processos e melhorar pontos específicos da sua Corretora.

Por isso, procure as ferramentas disponíveis no mercado, que mais correspondem às necessidades da sua empresa e contrate a que mais fizer sentido para o seu momento.

Com o TELEPORT, o Corretor conta com um módulo financeiro completo, além da gestão centralizada e MultiCálculo integrado às principais Seguradoras do mercado. O Financeiro está dividido em três componentes: Recebimento de Comissões, Pagamento de Repasses e Contas a Pagar/Receber. Dessa forma, o Corretor faz a parametrização das regras de pagamento de cada seguradora, tendo o controle das comissões a receber, assim como as regras de pagamento de repasses entre os componentes da equipe. Com o módulo de Contas a Pagar/Receber, o Corretor realiza todo o seu fluxo de caixa, podendo personalizar os seus centros de custos.

Capacite os colaboradores

Muitas Corretoras de Seguros têm buscado apoio em ferramentas e sistemas que ajudem a facilitar a gestão empresarial. Como o setor financeiro exige atenção e conhecimento especializado, é essencial que a equipe saiba utilizar ferramentas de otimização como a citada no tópico anterior e passem por uma modernização que busque otimizar e melhorar sua usabilidade.

Ainda que a rotina financeira não mude tanto com o passar dos anos, novas ferramentas são criadas e aplicadas no mercado para facilitar e ajudar a vida dos colaboradores e potencializar sua produtividade. Logo, esses profissionais precisam estar por dentro dessas novas tecnologias e capacitados para utilizá-las.

Logo, apresentamos nesse artigo as principais dicas de como otimizar a gestão financeira da sua corretora de seguros. Dessa forma, uma empresa que segue as dicas apresentadas nesse texto, principalmente tratando-se de investimento em tecnologia, desfrutará de muitos benefícios. Ou seja, a modernização em seu setor financeiro, otimização dos processos, mais produtividade e prosperidade, entre outros resultados positivos.

Agora que você entende melhor sobre como otimizar a gestão financeira em sua Corretora de Seguros, já pode entrar em contato com a gente e conhecer qual a melhor ferramenta de otimização que oferecemos para a sua Corretora de Seguros. Basta acessar a nossa página de Quem Somos!