Confira 4 melhores práticas para integrar os setores da empresa

Omar Ajame
Confira 4 melhores práticas para integrar os setores da empresa

Integrar os setores da empresa é um conceito em voga no mercado atual. Hoje, muitos gestores já entendem que o aumento da produtividade e a maior qualidade no trabalho estão ligados à homogeneização das equipes.É uma ideia correta, pois, com a integração, os processos são mais eficientes, ágeis e transparentes. Além disso, a empresa consegue fortalecer o espírito coletivo e de colaboração, refletindo na entrega de um trabalho diferenciado para o cliente.Então, para ajudá-lo a extrair todas as vantagens dessa estratégia, a seguir, apresentaremos quatro dicas de como integrar os setores da empresa. Continue com a gente e saiba como otimizar a capacidade produtiva da sua corretora. Boa leitura!

1. Dissemine a cultura da empresa

Quando uma estratégia de coletividade precisa ser bem-sucedida, o primeiro passo é garantir que todos tenham a mesma visão sobre o assunto. E a melhor maneira de fazer isso é trabalhando o DNA da empresa, ou seja, a cultura organizacional. Basicamente, a cultura organizacional é o que define os propósitos e valores de uma organização, como:

  • estilo de comunicação;
  • modelo de processos;
  • código de conduta.

Ao incluir a integração de setores nesse conjunto, o gestor se torna capaz de disseminar a ideia de maneira estruturada e efetiva, contando com o apoio do setor de RH. Com isso, ao entrar na empresa, o profissional é direcionado a praticar a cultura planejada.Realizando o processo corretamente, a sua corretora garante que todos os funcionários trabalhem em prol de objetivos em comum, independentemente do setor de atuação.

2. Defina metas coletivas

Assim como acontece em outros segmentos, o trabalho em corretoras é baseado em metas. É preciso alcançá-las para que a empresa garanta maior rentabilidade. O grande problema é quando há disparidade e individualidade na definição desses pontos.Por mais que os departamentos tenham objetivos próprios, é importante que o trabalho em equipe seja algo relevante. É essencial que a sua corretora estabeleça metas coletivas e os colaboradores entendam a importância da cooperação.Além de impedir o isolamento de equipes, esse modelo de gestão incentiva a comunicação entre setores. Os departamentos têm que interagir com maior frequência, a fim de analisar alguns pontos ou tirar dúvidas sobre o andamento de atividades. É de fato uma filosofia que estimula uma maior integração e a troca de experiências entre os setores da empresa.

3. Use a tecnologia como aliada

Por mais que a ideia de integração esteja ligada à comunicação, a verdade é que não é tão simples praticá-la no dia a dia. Dificilmente um profissional tem tempo para se dirigir a outro setor e conversar sobre determinados processos. Para tornar prática a estratégia, a empresa precisa oferecer as ferramentas necessárias. De outra forma, a integração não terá o efeito esperado.A boa notícia é que, hoje, existem no mercado inúmeras soluções tecnológicas que facilitam o alcance desse objetivo. Além de melhorarem a comunicação, os softwares e plataformas online para corretoras aprimoram de vez a integração dos setores, oferecendo facilidades, como:

  • compartilhamento de informações;
  • direcionamento de processos;
  • cotações online.

4. Crie oportunidades de interação

Não há melhor maneira de integrar uma empresa do que criar uma sinergia verdadeira entre os colaboradores. Por mais que a comunicação aconteça com eficiência, nem sempre a integração é real.Para garantir cooperação e empatia entre todos, é preciso criar oportunidades de interação além das obrigações profissionais. Afinal, todos são seres humanos e precisam recarregar a “bateria” da motivação.Não é necessário investir em grandes festas para isso. Um evento simples para comemorar o alcance de metas ou aniversários do mês já é algo interessante. Mas se quiser sair do lugar comum, sempre tem a opção de marcar um happy hour com os colaboradores.Enfim, essas foram as nossas dicas para integrar os setores da empresa. Lembre-se de que, além de uma mudança na cultura organizacional, é essencial contar com um sistema especializado para corretoras.Esse serviço não só aprimora a integração das equipes como otimiza o trabalho da empresa de uma maneira geral. Conheça as nossas soluções para o seu negócio!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags