Você sabe o que é a SUSEP e de que forma ela atua?

por
Omar Ajame
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Existem várias regras jurídicas que regem o Mercado de Seguros no Brasil. Por isso que a SUSEP é fundamental para garantir que os direitos do segurado sejam respeitados, além de impedir práticas ilegais, como fraudes. Mas, afinal, o que é SUSEP? Quando ocorre alguma irregularidade, por exemplo, as denúncias devem ser feitas a esse órgão. O Corretor de Seguros que se preocupa com o cumprimento da legislação, além de proteger o seu próprio negócio, melhora sua credibilidade no mercado. Isso proporciona uma série de vantagens que aumentam as vendas da sua corretora. Por isso, conhecer essas obrigações é fundamental. O primeiro passo está na compreensão do principal órgão que rege esse mercado. Neste artigo, explicamos o que é SUSEP e qual a sua importância para toda empresa de seguros. Acompanhe!

O que é SUSEP?

SUSEP — Superintendência de Seguros Privados — é o órgão regulador do Mercado de Seguros no Brasil. Vinculado ao Ministério da Fazenda, além de fiscalizar esse tipo de negócio, controla a previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Assim, ele acompanha a comercialização dos produtos e serviços oferecidos pelas Corretoras e, caso identifique alguma irregularidade, pode aplicar advertências, multas de até R$ 1 milhão e, até mesmo, suspender registros de atuação na área.

Qual é a importância do órgão para o mercado?

Cabe a SUSEP criar ações para garantir que as Seguradoras sempre tenham recursos financeiros para indenizar seus segurados. Por exemplo, se ocorrer um desastre em massa, como um alagamento repentino, a empresa necessita de fundos de emergência para atender a essa situação inesperada. Nesse contexto, ele estabelece normas às Corretoras para assegurar as relações comerciais entre as Seguradoras. Em consequência a essa exigência, o cliente fica protegido referente à materialização dos riscos. Mas o que um representante precisa conhecer sobre o SUSEP? É o que veremos a seguir.

Qual são os objetivos da SUSEP?

O profissional precisa cumprir todas as exigências legais da entidade antes de comercializar seus produtos e serviços. Por isso, as Corretoras devem realizar o processo necessário para reunir as documentações, obter a aprovação da SUSEP e garantir que as Seguradoras estejam associadas ao órgão.

Sendo assim, conheça algumas ações da entidade para assegurar a assertividade dessa comercialização:

  • Distinguir as responsabilidades das Seguradoras e corretoras de seguro;
  • Fiscalizar os fundos de reserva obrigatórios;
  • Certificar que as Seguradoras arquem com os danos previstos na apólice;
  • Garantir que as corretoras contratem empresas associadas ao SUSEP.

A SUSEP exerce um papel fundamental na relação da Seguradora e segurado. Suas ações previnem práticas ilegais que podem comprometer o processo de avaliação do sinistro, além de prover a garantia do pagamento das indenizações aos clientes.

Cumprir com as obrigatoriedades do órgão coloca a Corretora de Seguros em vantagens competitivas no mercado. Além de transmitir segurança, ela aumenta a autoridade, o que reflete em melhores chances de negociação.

Por isso, o Corretor precisa adquirir conhecimentos sobre o que é SUSEP para garantir que seus clientes façam a melhor contratação. Isso é importante não apenas para a parte burocrática, mas também para proporcionar a melhor experiência e atender às suas expectativas na contratação do seguro.

Nesse artigo você aprendeu o que é a SUSEP e como ela atua. Agora, aprofunde-se mais no assunto e descubra como ser um Corretor de Seguros.