Confira as principais tendências do mercado de seguros para 2020!

por
Omar Ajame
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

É inegável que as companhias de seguros tradicionais sempre foram vistas com maus olhos pelo público. Infelizmente, apesar de oferecem serviços fundamentais à sociedade, o excesso de burocracia e os processos obsoletos que geram dor de cabeça acabaram prejudicando o mercado de seguros. Contudo, as coisas estão mudando e a tendência é que, em 2020, esse segmento passe por alterações positivas drásticas, garantindo a comodidade e a satisfação dos consumidores, o que impactará em uma mudança radical no cenário. Neste conteúdo, mostraremos as principais alterações que acontecerão no mercado de seguros este ano. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

Fim da burocracia

Como foi mencionado na introdução do post, um dos motivos que leva muitas pessoas a deixarem de contratar um serviço essencial para a vida humana é o excesso de burocracia. Grande parte das companhias tradicionais pecam nesse aspecto, impondo uma série de complicações na hora de contratar um seguro, o que é ruim tanto para elas quanto para o mercado, que deixa de expandir e beneficiar a economia. Felizmente, as Insurtechs estão mudando essa realidade, eliminando pilhas de papeladas para sempre e garantindo que uma boa comunicação ocorra entre o segurado e a empresa. O que queremos dizer é que muitas startups do mercado de seguros têm utilizado os benefícios da tecnologia para facilitar a contratação de seguros pela internet para qualquer pessoa — isto é, processos mais simples, rápidos e eficientes. O fato do próprio indivíduo se responsabilizar pela contratação e personalização do seu modelo de seguro, sem que seja necessário contar com o auxílio de um atendente, faz com que os custos da seguradora sejam consideravelmente reduzidos. Para resumirmos, as Insurtechs estão facilitando a contratação, eliminando a burocracia, reduzindo os preços e permitindo que mais consumidores possam se beneficiar com o mercado de seguros.

Contratação de seguros 100% online

Nos dias atuais, a maior parte dos usuários realiza suas compras de produtos e serviços diretamente da internet, seja por meio de dispositivos móveis (smartphones ou tablets), seja por desktops. Outra grande tendência do mercado de seguros para este ano é a possibilidade de contratar os serviços totalmente online. Ou seja, qualquer indivíduo com conexão à internet poderá montar o seu próprio contrato de seguro e obtê-lo a qualquer hora e lugar. Quer saber como vender seguros online? Baixe agora o nosso e-book

Como vender seguros online?

Como vender seguros online? Neste e-book, você conhecerá o caminho para realizar as vendas e aprenderá mais sobre seguros online.

Definição de valores com mais inteligência

Por via de regra, as seguradoras sempre precisaram analisar primeiro o perfil do candidato — para conhecer seu estilo de vida e saber se ele é cuidadoso com sua residência, automóvel ou com a própria saúde — antes de estabelecer o preço de um seguro. Entretanto, antigamente, as seguradoras utilizavam parâmetros muitos parecidos para avaliar o perfil dos consumidores. Os valores dos contratos eram fundamentados em informações preenchidas no ato da cotação e isso fazia com que muitas pessoas mentissem na hora de preencher os dados, o que as levava a pagar o mesmo preço que indivíduos cuidadosos. Esse é um ponto que mudará nos próximos anos por causa dos novos algoritmos de análise comportamental. Com eles, as companhias de seguros poderão entender melhor o perfil de cada cliente, personalizar os planos e oferecer benefícios para pessoas mais cuidadosas. Como você pôde conferir, essas são as principais tendências para o mercado de seguros em 2020. Com os avanços tecnológicos e a forte presença da internet na vida das pessoas, a cada dia será mais fácil, rápido e eficiente contratar esse tipo de serviço sem sequer precisar sair de casa, sem mencionar os custos reduzidos. Gostou deste artigo sobre os impactos no segmento de seguros para 2020? Então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares nas redes sociais! Instagram, Facebook ou Linkedin.