MultiCálculo: como otimizar uma cotação de seguro?

por
Omar Ajame
16 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Otimizar uma cotação de seguro é muito importante para garantir a maior agilidade no retorno ao potencial segurado. Nesse sentido, não há ferramenta melhor que o multicálculo, que é muito mais eficiente que o método tradicional — que é mais manual, demanda tempo e pode fazer com que você perca um cliente justamente pela demora. As corretoras que oferecerem um serviço mais rápido e eficiente se destacam no mercado. Portanto, estar preparado para uma demanda que só tende a crescer é fundamental. Confira o post de hoje e veja como o multicálculo pode ajudá-lo! Boa leitura!

Por que a agilidade é cada vez mais importante?

Quando se trata de uma proposta de seguro, mais do que em qualquer outra operação comercial, tempo é dinheiro.Além disso, sua agilidade também é um fator de competitividade, pois os clientes esperam uma resposta rápida e sem erros.Hoje em dia, os clientes estão acostumados a obter informações e a contratar serviços com rapidez. As gerações mais jovens, que já estão comprando seus carros, não fazem ideia de como era contratar um seguro há 10 ou 15 anos. Com a internet no bolso, o consumidor atual se acostumou a permanecer conectado o tempo todo. Ele espera ser atendido de onde estiver, no horário que desejar e, principalmente, gosta de obter o retorno em um clique. O atendimento rápido é tão comum para o consumidor quanto carros 4 portas e outros opcionais. Há algum tempo era muito mais raro encontrar veículos particulares com vários acessórios que atualmente são normais. Como corretor, você certamente pode observar isso.

Qual é a importância das corretoras de seguro?

A grande oferta de seguradoras no mercado e a complexidade envolvida na cotação de um seguro aumentaram a relevância da figura do corretor de seguros. As pessoas sabem que existem muitas opções na hora de cotar um seguro, mas, devido ao volume de informação envolvido, escolher o seguro ideal é tarefa para um profissional qualificado. Os corretores de seguro surgem como uma "ponte" que garante ao potencial segurado os melhores produtos e proteção. Dada a enorme quantidade de variáveis que influenciam a composição do prêmio, ter respaldo profissional é imprescindível. Além disso, os segurados sentem mais confiança quando contam com um corretor. Eles esperam apoio no caso de sinistro, em toda a orientação de contratação e em relação aos procedimentos. Sem o atendimento exclusivo de um corretor de seguros eles podem não se sentir totalmente amparados e sem a certeza de ter feito a melhor opção. O apoio e a proximidade desse profissional são percebidos como garantias de encontrar a melhor proteção.
O corretor é essencial no contexto das cotações, tanto online como offline, pois é o elemento humano indispensável na hora de orientar o consumidor em relação a melhor escolha. Portanto, você, corretor, está com a faca e o queijo na mão. Basta contar com as ferramentas certas, que certamente o volume de apólices fechadas só tende a aumentar.

Como otimizar uma cotação de seguro com MultiCálculo?

Como já deu para perceber, corretores de sucesso são os mais rápidos no gatilho.Na disputa pela preferência do consumidor, ganha quem entrega a maior variedade de opções, com as melhores condições de coberturas e franquias e em menos tempo. A solução que a tecnologia oferece para auxiliar o corretor no repasse das melhores ofertas para seu cliente chama-se multicálculo. As cotações de seguros podem ser solicitadas de diversas formas, utilizando diferentes mídias e dispositivos — WhatsApp, e-mail, Skype e vários outros. Assim, ter à disposição uma ferramenta que garanta o recebimento de mais cotações e que possibilite ganhar tempo nas respostas é o objetivo a ser alcançado. Para solucionar o grande problema que seria fazer cotações individualizadas, surge a ferramenta conhecida como multicálculo. Certamente você já ouviu falar dessa ferramenta, mas será que sabe tudo sobre o seu funcionamento? Acompanhe para saber mais!

Quais são os tipos de MultiCálculo disponíveis?

Em linhas gerais, o multicálculo é um recurso em forma de software que possibilita que apenas uma pesquisa entregue diversas cotações para serem repassadas ao consumidor final. Para que você tenha uma ideia de quanto isso representa, basta calcular a quantidade média de seguradoras nas quais você efetua a cotação por cliente. Se forem mais de 3, o multicálculo é capaz de aumentar a sua produtividade em 90% sem que você faça absolutamente nada para isso. Entre o envio das informações e a resposta com a oferta mais atraente, está você, corretor de seguros.Com o multicálculo, todas as pesquisas realizadas deverão ser intermediadas pelo corretor, que fica responsável pela entrega das propostas após a pesquisa. O processo pode ser controlado em todas as etapas. No entanto, é necessário considerar os dois tipos de multicálculo disponíveis atualmente: o que opera por robô/API e o que opera por webservice. Ambos apresentam vantagens e desvantagens, dependendo dos objetivos envolvidos, da carteira de clientes da corretora e até do seu relacionamento com as seguradoras. Entenda!

MultiCálculo por robô/API

Corretoras com menos seguradoras conveniadas têm no multicálculo executado pela tecnologia robô/API uma alternativa para cotar seguros de forma instantânea. Um robô nada mais é do que uma ferramenta virtual que executa tarefas automáticas, segundo comandos inseridos. Quando um multicálculo integrado ao sistema de cálculo de uma seguradora opera com um robô/API, ele não precisa de autorização da companhia para receber os dados. Em compensação, o que ele recebe de volta são dados brutos espelhados — ou seja, ainda não é a cotação final exata. Para isso, você precisará coletar as informações trazidas pelo multicálculo e reinserir no kit de cálculo da própria seguradora. O robô/API representa uma agilidade limitada, traz informações sobre todas as seguradoras do mercado e, normalmente, não tem nenhum tipo de permissão especial — no entanto, passos adicionais são necessários. Por outro lado, é mais trabalhoso para o corretor, já que exige uma segunda etapa de processamento de informação para entregar o preço final para o cliente. Além disso, como é um recurso que dispensa homologação por parte das companhias de seguro, eventuais bugs em função de sistemas desatualizados podem ocorrer, deixando o corretor exposto a erros.

MultiCálculo por webservice

Se, no caso do multicálculo por robô/API, a relação com as seguradoras é indireta, com o multicálculo via webservice o processamento dos dados segue direto para os servidores das seguradoras. Nesse caso, o multicálculo à sua disposição estará integrado ao sistema de cálculo das seguradoras conveniadas. Para isso, é preciso autorização de cada uma das companhias para que possa ser feita a sincronização dos sistemas das corretoras com o das seguradoras. Essa autorização das companhias depende do volume de negócios que a corretora registra mensalmente. Ou seja, o ideal, caso a opção seja pelo webservice, é que a corretora conte com o maior número de seguradoras parceiras possível. Caso contrário, precisará voltar a cotar no site de cada companhia para ter 100% de confiança no cálculo feito.A grande vantagem é que todas as etapas da cotação — da pesquisa do cliente à emissão da proposta — acontecem em um único ambiente virtual. O esforço por parte do corretor é menor, sem que ele deixe de controlar as etapas envolvidas, se for conveniente. Trata-se da opção mais segura e confiável na hora de otimizar uma cotação de seguro. Além disso, com esse tipo de multicálculo o corretor pode comparar franquias, formas de pagamento e coberturas lado a lado. Não existe a necessidade de usar aplicações como o Excel e o Word para registrar e processar essas informações.

O que é e como é feita a transmissão direta no multicálculo?

A transmissão direta no multicálculo permite a cotação, o acompanhamento e o envio eletrônico dos documentos emitidos para a seguradora em um mesmo lugar. Não é necessário voltar ao site da seguradora. Com isso, a gestão dessa apólice é facilitada. A integração com os sites das seguradoras permite listar as informações por seguradora ou de todas elas. Desse modo, é possível visualizar as transmissões por corretora, estrutura de venda ou produtor. Depois de selecionada e emitida à apólice, o usuário tem à disposição:

  • a confirmação de fechamento: abre um arquivo da confirmação de contratação do seguro;
  • o boleto bancário: disponível em PDF para impressão;
  • a proposta: que permite a emissão da proposta em formato eletrônico; e
  • o envio da confirmação por e-mail: permite o envio automático com uma mensagem padronizada que pode ser editada — também é possível selecionar os documentos anexados automaticamente.

Além disso, o multicálculo ainda permite a retransmissão e a busca de protocolo de algumas seguradoras.

Como são feitos os cálculos?

A realização manual dos cálculos é uma das etapas que mais exigem tempo na rotina do corretor — algo que é agravado pela quantidade cada vez maior de seguradoras presentes no mercado. Como no caso do multicálculo existe a integração com as seguradoras, é possível realizar diversas cotações preenchendo apenas um formulário. Como já adiantamos, a efetivação e a transmissão das propostas são feitas diretamente na ferramenta, sem necessidade de acesso individual aos sites de cada seguradora. Além disso, existem alguns outros recursos disponíveis para agilizar o trabalho e facilitar sua vida. São eles:

  • a escolha das cotações que deseja visualizar;
  • as cotações pendentes, fechadas ou ambas;
  • a determinação do período das cotações que deseja buscar;
  • a visualização de todas as cotações na tela;
  • o filtro por estrutura de vendas e por corretor específico;
  • a ordenação de forma crescente ou decrescente.

Na própria ferramenta são preenchidos os dados do cliente para automatizar os processos. Isso inclui os dados sobre o veículo como modelo, CEPs de pernoite, circulação e residencial, os opcionais do automóvel e as coberturas escolhidas .Com base nessas informações, o enquadramento do veículo — que é a forma como ele é descrito na seguradora — é feito automaticamente. Nos casos em que houver mais de uma descrição, você apenas precisará selecionar a mais adequada. Além disso, os dados de perfil do segurado, as opções de franquias e as formas de pagamento também são registradas na ferramenta. Depois disso, o cálculo é feito automaticamente com um simples clique.Além disso, existem alguns outros recursos disponíveis para agilizar o trabalho e facilitar sua vida que funcionam como um painel de controle da corretora.V ocê pode conferir várias informações por período ou volume de produção e centralizadas em dashboards, como as que citamos na listagem acima.

Como o perfil do segurado é registrado no MultiCálculo?

Outra vantagem nítida do multicálculo é ter várias informações do segurado na mesma plataforma. Isso permite que o corretor tire qualquer dúvida no preenchimento do perfil. Como você sabe, esse preenchimento é muito importante para avaliação de risco e fidelização do cliente. Por isso, é fundamental evitar erros e a omissão de qualquer informação. A partir dela é possível o aumento ou a redução dos riscos e a garantia da cobertura ao segurado em caso de sinistro. É possível incluir todas as informações que a seguradora necessita para a cotação, como:

  • atividade e ramo de trabalho no caso de pessoa jurídica;
  • endereço de residência e de trabalho;
  • tipo de uso do veículo para o trabalho, quando for o caso;
  • quilometragem média da utilização do veículo;
  • todos os dados sobre pernoite, residência e estacionamento do automóvel;
  • informações sobre proprietários e condutores.

Como os descontos especiais são operados no MultiCálculo?

É possível configurar na mesma ferramenta todas as condições especiais que a seguradora disponibiliza. Em uma única tela você acessa as informações das seguradoras que você tem integradas e pode aplicar os descontos conforme previamente autorizado por cada uma. Cada detalhe pode ser ajustado nos dados de cada seguradora. Desse modo, você mantém o registro de descontos e pode trabalhar as cotações conforme a importância do cliente e as possibilidades de fechamento.

Conclusão

E então? O que você achou desta postagem?O multicálculo é uma ferramenta e tanto para agilizar os seus negócios, diminuir a chance de erros, e diminuir o prazo de negociação, não é mesmo?
Desse modo, cada corretor pode atender mais clientes em menos tempo, gerando aumento de produtividade e das vendas. Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais! Assim você não perde nenhuma dica ou informação importante para a corretora.Estamos no Facebook e no LinkedIn. Até a próxima!